Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 22 - abril de 2021

GIRO RÁPIDO

2° Prêmio e Fórum São Paulo de Inovação Tecnológica no Esporte Saúde e Lazer conta com palestra da Abcic

A Abcic foi convidada a ministrar uma palestra no dia 15 de fevereiro no 2° Prêmio e Fórum São Paulo de Inovação Tecnológica no Esporte Saúde e  Lazer. O evento é realizado pela Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) e promoção da  Associação Brasileira da Indústria do Esporte (ABRIESP).
O engenheiro Luiz Livi, diretor de Marketing da Abcic, ressaltou em sua palestra temas relacionados ao planejamento, inovação e tecnologia. “A industrialização em concreto é uma modalidade construtiva fundamentada em planejamento, porque todas as etapas – produção, transporte, logística, montagem – só funcionarão de forma produtiva se forem bem planejadas”. 
Ele explicou que atualmente as indústrias trabalham com muitas obras ao mesmo tempo e cada uma delas possuem seus prazos de entrega, consumindo determinada quantidade de aço e concreto, utilizando um número de máquinas e funcionários. “Se não houver um bom planejamento, não será possível atender as necessidades do cliente, o cronograma das obras”, acrescentou. 

Luiz Livi: “A industrialização em concreto é uma modalidade construtiva fundamentada em planejamento”

Sobre tecnologia, Livi ressaltou a importância do Selo de Excelência Abcic, que fomenta a indústria em termos de qualidade,  de governança social, corporativa e ambiental e em quesitos como segurança. Ele citou ainda o desenvolvimento tecnológico da indústria que vem utilizando a tecnologia BIM, a aplicação de laser scanner para garantir geometria e precisão milimétrica e o uso de softwares para proporcionar rastreabilidade das peças
Em sua avaliação, a indústria de pré-fabricados de concreto está buscando se assemelhar a uma fábrica automotiva, onde determinada peça é feita em um setor, sendo concretada em outro. “O nível de mecanização e automatização estão cada vez maiores, gerando produtividade, eliminando o erro humano na confecção das estruturas, garantindo um alto grau de excelência”. 
Outra tecnologia comentada pelo diretor de Marketing da Abcic foi o uso do concreto autoadensável e a aplicação, já em algumas obras, do concreto de ultra alto desempenho (UHPC), cujas características mecânicas são muito superiores ao concreto convencional e com a possibilidade de as estruturas assumirem formatos bastante diferenciados, dando liberdade à criatividade dos projetos arquitetônicos. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!