Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 7 - abril de 2016

EDITORIAL

2016: um ano desafiador

A crise econômica e política que vivenciamos no país tem sido amplamente destacada e discutida em todos os veículos de comunicação, reflexo de prognósticos e debates não só das entidades empresariais, mas da sociedade como um todo. Causas e consequências são apontadas e sabemos que teremos pela frente um cenário desafiador, que exige mudanças em todas as nossas interfaces, desde o que se passa com nossas famílias, nossas empresas, nossa entidade, e precisamos encarar esse período da melhor forma, lançando mão principalmente de um atributo decisivo nessas ocasiões, que é a criatividade, que gera inovação e as possibilidades de sermos vencedores. 
Dias destes, me perguntaram como a Abcic se posiciona em relação ao atual momento. Em primeiro lugar, somos a favor da verdade, que é libertadora em essência e também da consolidação e fortalecimento das instituições democráticas.
Nosso papel, como entidade, é perseguir os nossos objetivos, em especial os definidos pelos estatutos, além de utilizar todo o arsenal reunido ao longo dos 15 anos de nossa história para levar conhecimento aos associados, pois sem informação, análise de tendências de mercado, avaliação de dados e divulgação das ações e iniciativas não haverá um solo fértil para inovar e, mais uma vez, nos superarmos. E superação faz parte da história de nossa indústria.
O ambiente associativo representa um apoio importante e precisamos fortalecê-lo ainda mais, por meio de nossa participação no que ele oferece.
Nesse sentido, convido todos os nossos leitores a navegar no conteúdo desta edição da Industrializar em Concreto. Destacamos: o Resumo Executivo do Planejamento Estratégico, o Ponto de Vista, com a entrevista do presidente do Conselho Estratégico, o Cenário Econômico, o Espaço Executivo e, principalmente, os cases das aplicações do pré-fabricado. São esses exemplos que demonstram, claramente, o vigor da nossa atuação, pois vemos as obras em andamento e também as já realizadas, assim como o nosso potencial, que se amplifica cada vez mais, com a atuação em diferentes segmentos e refletem, de fato, o movimento das empresas na busca constante de aperfeiçoamento, não se limitando ao uso convencional das estruturas pré-fabricadas de concreto. 
Muitas empresas no momento atual tem encarado a realidade de uma forma conservadora, mas olhando para suas rotinas internas, reorganizando a casa após o chamado “boom” da construção civil e construindo os alicerces para o novo ciclo de retomada, procurando detectar desde simples melhorias nos processos produtivos, até análise de investimentos futuros.
Mais empresas se prepararam e receberam o Selo de Excelência Abcic, demonstrando que o investimento em qualidade, segurança e meio ambiente traz não só desenvolvimento sustentável de cada uma delas, mas também do setor.
Para finalizar, reservem suas agendas, pois no dia 22 de Setembro teremos o nosso Seminário Internacional com diversas presenças já confirmadas, tendo como tema central a inovação e a gestão empresarial. 

Leia, conheça e participe!


Íria Lícia Oliva Doniak, 
Presidente Executiva da Abcic

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!