Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 18 - dezembro de 2019

EDITORIAL

A favor do crescimento do país

Apesar de todas as forças contrárias, o Brasil começa lentamente a reagir e, ainda que de forma tímida, demonstrar o seu grande potencial. Fato que se evidencia também em nosso setor e se reflete nesta edição da Industrializar em Concreto. 
A cobertura da 9ª edição do Prêmio Obra do Ano em Estruturas Pré-moldadas de Concreto, a matéria de cases e a coluna do empresário bem como a entrevista concedida pelo Luiz França, presidente da Abrainc, são as evidências de que um novo ciclo de crescimento foi retomado.
É maravilhoso o que a pré-fabricação em concreto tem construído neste país. Apesar de nunca ter tido um incentivo sequer, pelo contrário tem sua carga tributária maior do que a construção “in loco”, a indústria é resiliente, resiste bravamente, se desafia e inova. Há mais de 60 anos presente no país, consagrada em todo o mundo pelo emprego da tecnologia de ponta, vem se reinventando nos momentos mais difíceis. Parabenizo a todas as nossas empresas associadas, incluindo os nossos fornecedores e profissionais técnicos, por terem tomado um posicionamento e lutado, mais do que por suas empresas, pelo país. Realmente não fugimos à luta!  
Em termos de pesquisa e desenvolvimento contínuos, o Artigo Técnico do professor Mounir Khalil El Debs, que ao longo de sua carreira vem contribuindo de forma muito significativa com a pré-fabricação, trata de um trabalho de pesquisa que apresenta uma nova solução para os aparelhos de apoio, substituindo em determinadas situações os aparelhos elastoméricos por argamassa reforçada com fibras.
A integração com a academia também é outro destaque de nosso setor. Por esse motivo, realizamos a homenagem pelos 15 anos de atividades do NETPre, durante a cerimônia do Prêmio. Reiteramos nossos cumprimentos aos professores Marcelo Ferreira e Roberto Chust, da UFSCar, pelo excelente trabalho realizado ao longo desses anos. 
No âmbito institucional, gostaria de ressaltar duas atividades. Nossa maior conquista foi a publicação do Manual de Montagem das Estruturas Pré-moldadas de Concreto, lançada no Concrete Show e relançada no Congresso do IBRACON, realizado em Fortaleza. A ferramenta irá auxiliar as empresas nessa atividade que requer precisão e segurança, garantindo a integridade da estrutura, mas principalmente da vida das pessoas envolvidas nessa etapa. A segunda ação é o Abcic Networking, que se consolidou pela informação e sinergia entre os nossos associados.
É certo que continuaremos crescendo, principalmente “para cima“. Ao mesmo tempo em que o engenheiro George Jones veio do Reino Unido nos prestigiar com uma palestra relevante sobre edifícios altos em concreto pré-fabricado durante o ENECE, celebramos  a construção de duas importantes obras no país, o Edifício Varanda Botânico, em Ribeirão Preto e as torres do Parque das Cidades, em São Paulo.
Por fim, chamo atenção ao folder 10 Benefícios da Construção Industrializada, realizado com a ABRAMAT e o CBCA e o apoio do Ministério da Economia, que se encontra encartado nesta edição.  
Me despeço, agradecendo a Deus por ter nos permitido tantas realizações e a todos os que nos acompanharam em 2019! Que tenhamos um Feliz Natal junto às nossas famílias e próspero 2020! 


Íria Lícia Oliva Doniak
Presidente Executiva da Abcic