Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 16 - abril de 2019

GIRO RÁPIDO

Abcic apoia a BW Expo e Summit 2019 

No dia 21 de março, a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promoveu uma reunião de trabalho na sede do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) com representantes de importantes entidades do setor produtivo brasileiro para trazer informações sobre a BW Expo e Summit 2019 – 3ª Biosphere World, que ocorre entre os dias 5 e 7 de novembro, no São Paulo Expo.
A engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, esteve presente na reunião e comentou sobre a importância da sustentabilidade do meio ambiente no setor da construção civil e a necessidade de haver uma transversalidade com outros temas relevantes. “Precisamos antever como será o nosso futuro, englobando essas questões que possuem muita sinergia. Com isso, atingiremos novos níveis de atuação, planejamento de forma estratégica e assertiva as nossas ações para diminuir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, estar integrado com as novas tecnologias advindas da Indústria 4.0 e as exigências das Cidades Inteligentes”, disse. 
A presidente executiva da Abcic ainda ressaltou que o segmento do pré-fabricado de concreto busca estar conectado com as práticas mais corretas em termos de sustentabilidade do meio ambiente. “A tecnologia do concreto, por exemplo, tem evoluído significativamente nos últimos anos e já existem estudos que mostram que ele pode ser usado, inclusive, para o armazenamento de energia”, acrescentou. 
O engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, comentou sobre a evolução das atividades para a promoção da feira. Carlos Alberto Laurito, diretor Institucional da Sobratema, reforçou a importância de ter um Comitê Consultivo, formado por entidades, para o desenvolvimento e realização da BW 2019. Já José Danghesi, consultor da Sobratema, ressaltou a união de todos os segmentos para uma maior conscientização a respeito da preservação ambiental e da adoção de tecnologias para essa finalidade.
Neste primeiro encontro, também estiveram presentes Carlos Roberto Soares Mingione, presidente do Sinaenco, Anícia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DDS/FIESP), e Vitor Marques, do Núcleo Jovem do Instituto de Engenharia (IE). Ainda pelo Sinaenco, participaram da reunião: Antonio Rolim, diretor executivo, e Claudinei Florencio, gerente executivo.

Entidades falam sobre a importância da sustentabilidade ambiental