Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 7 - abril de 2016

ABCIC EM AÇÃO

Abcic elege Conselho Estratégico para Biênio 2016/2018

Presidência executiva continua sendo exercida pela engenheira Íria Doniak

Em seu primeiro pronunciamento, novo presidente do Conselho, André Pagliaro, agradeceu aos associados e conclamou a união para fortalecimento da entidade

Em Assembleia Ordinária, os associados da Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto elegeram, no início de abril, os integrantes do Conselho Estratégico para o biênio 2016/2018. A presidência desse Conselho passa a ser exercida por André Carvalho Pagliaro, diretor da Alveolare Brasil, e a vice-presidência por Nivaldo de Loyola Richter, presidente da BPM Pré-Moldados.
“Agradeço o apoio e a confiança de todos não só em mim, mas em todo o Conselho e reitero o apelo para que continuem nos ajudando, especialmente no momento atual, que é realmente difícil, mas entendo que se continuarmos trabalhando juntos, sairemos dele mais fortalecidos”, afirmou o novo presidente do Conselho Estratégico da Abcic ao tomar posse no evento que contou com a presença de aproximadamente 30 associados.
Os trabalhos da Assembleia foram conduzidos pela presidente-executiva da entidade, Íria Doniak, que continuará exercendo essa função e, dessa forma, se encarrega da execução das ações e atividades sugeridas pelo Conselho. “O Conselho Estratégico é responsável por definir as ações estratégicas para a evolução e desenvolvimento do setor de pré-fabricados, em concordância com os interesses das empresas que compõem a cadeia produtiva e, ao mesmo tempo, o quadro associativo. Temos como desafio representar à altura o setor e desenvolver as competências necessárias para transmitir ao governo e a sociedade, de maneira geral, a importância da industrialização e da própria Abcic, no contexto da construção civil e da economia brasileira”,explicou.

O Conselho Estratégico da Abcic ainda é composto pelos conselheiros: Décio Previato, da CPI Engenharia, Guilherme Fiorese Philippi, da Marna Pré-Fabricados, João Gualberto, da Incopre Indústria e Comércio, José Antonio Tessari, da Rotesma Artefatos de Cimento, Marcelo Monteiro de Miranda, da Precon Engenharia, Rodrigo Yida Moreira, da Protendit Construção e Comércio e Rui Sérgio Guerra, da Premodisa Sorocaba Sistema Pré-Moldados.
Na Assembleia também foi eleito o Conselho Fiscal da entidade, composto por membros efetivos e membros suplentes. Já as quatro diretorias da Abcic: Técnica, Desenvolvimento, Marketing e Administrativo-Financeira, de acordo com Íria, serão definidas na primeira reunião do Conselho Estratégico, que deverá acontecer no mês de maio, no qual a presidente-executiva apresenta, para a aprovação dos membros do Conselho, os nomes dos profissionais para assumirem esses cargos.
 Os trâmites jurídicos do processo eleitoral foram explicados e detalhados aos presentes pela consultora jurídica Juliana Castro, contratada pela Abcic especialmente para a montagem e execução dos procedimentos conforme rege o estatuto da entidade e também de acordo com as normas legais que disciplinam as atividades de uma associação empresarial. De acordo com a doutora Juliana, a eleição ocorreu por aclamação e não por voto secreto em função de haver somente uma chapa inscrita. “Após a montagem de todo o processo, efetuaremos o registro perante o cartório, obedecendo aos critérios, que estão cada vez mais rigorosos”, informou.
 Após as explicações da burocracia do processo jurídico, houve uma apresentação pormenorizada, feita pelo diretor Tesoureiro da entidade, Everson Tavares, dos resultados financeiros da Abcic do ano de 2015, assim como as projeções para 2016. 
Em seguida, Íria passou a detalhar o planejamento dos principais eventos programados pela entidade para este ano. “Temos monitoradas todas as nossas ações internacionais no sentido de, especialmente num momento de crise como o atual, transformar esse conhecimento em inovação. Nesse sentido, temos de pegar todo o arsenal de informação que a gente tem dentro da associação e transformar isso num grande seminário que forneça informação e diretrizes para que possamos fazer nossa lição de casa bem feita e sobreviver nesse tempo difícil e sair dele com novas ideias e investimentos”, afirmou Íria, enfatizando a oportunidade da realização do 7º Seminário Internacional Abcic – A Indústria de Estrutura Pré-fabricada de Concreto com Foco na Gestão Empresarial e Inovação (Ver outros detalhes do evento internacional na página 28).
Além do Seminário Internacional Abcic, a presidente executiva informou ainda que também estão sendo programados dois seminários regionais, um em Belo Horizonte e outro em Florianópolis, cujas datas serão definidas em breve. “Estamos fortalecendo esses eventos regionais, pois detectamos uma importante demanda do público. Decidimos focar em duas regiões de volume expressivo na demanda por pré-fabricado”, explicou Íria. Outra ação a ser promovida em paralelo ao Seminário será o lançamento do Manual de Montagem que está em fase final de elaboração pela entidade e que conta o apoio técnico de vários profissionais do mercado de pré-fabricados. 
 Também foi confirmada, pela presidente executiva, a realização da pesquisa setorial elaborada pela Fundação Getúlio Vargas, que será a base da sexta edição do Anuário da Abcic, publicação lançada durante o Jantar de Confraternização, tradicional e esperado evento promovido pela entidade e onde também são conhecidos os vencedores do Prêmio Obra do Ano em Pré-fabricado de Concreto. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!