Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 17 - julho de 2019

GIRO RÁPIDO

Abcic marca presença nos principais eventos do setor da construção

A Abcic marcou presença em importantes eventos da construção nestes últimos meses. Nos dias 14 e 15 de maio, Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, participou do Votorantim.hub, evento de inovação da Votorantim S.A que conectou as empresas que compõe seu portfólio – Votorantim Cimentos, Nexa, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Votorantim Energia, Citrosuco, Banco Votorantim, além do Centro de Excelência (CoE) - à startups, clientes, parceiros, estudantes e demais pessoas. 
O membro do Conselho Estratégico, Carlos Gennari, esteve presente no dia 29 de abril, no evento Produtividade e Crescimento Econômico no Brasil, resultado de uma parceria entre o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Ministério da Economia, que contou com a apresentação do ministro Paulo Guedes. “Estamos presentes, especialmente, em eventos cujo enfoque é a produtividade. Ter a possibilidade de entender os contextos do desenvolvimento do atual governo é de fundamental importância, pois temos soluções para a construção civil e nosso intuito é poder contribuir sempre. Aliada a esta questão, há uma interface na qual não será possível no setor um aumento de produtividade sem uma política de industrialização da construção civil”, destacou.
No mês de junho, entre os dias 4 e 6, aconteceu o SEFE 9 - Feira e Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia, com presença do engenheiro Luiz Livi, consultor da Abcic, que enfatizou que estiveram presentes as empresas e os profissionais mais conceituados do segmento de fundações. 
No dia 11 de junho, Íria e Gennari participaram na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) de um evento com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que recebeu na ocasião a Ordem do Mérito Industrial São Paulo, destinada a personalidades e instituições nacionais e estrangeiras dignas do reconhecimento ou da admiração da indústria. 
No dia seguinte, Íria também esteve presente no 2º Encontro de Entidades da Rede de Incorporação Imobiliária, promovido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), cujo destaque foi a apresentação pelo professor Robson Gonçalves, da Fundação Getulio Vargas, do “Estudo da Reforma Tributária”, elaborado pela entidade em parceria com a FGV. O estudo avalia o impacto da proposta de Reforma Tributária PEC 45 no setor de incorporação e seus efeitos para toda a cadeia produtiva da construção civil.
Por fim, dia 13 de julho, o vice-presidente do Conselho Estratégico da Abcic, Guilherme Philippi, para o lançamento do programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade, da secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia em parceria com o Sebrae. Philippi destacou a busca do Governo pela simplificação de temas atualmente hostis às empresas como: e-Social, Bloco K e NR-12. “O Governo Federal está com uma agenda positiva e alinhada aos interesses das empresas”, afirmou. Para ele, outro ponto que chamou a atenção foi o incentivo do Governo Federal à construção industrializada como forma de aumentar a produtividade do País. “Será buscada a equalização tributária entre a construção industrializada e a construção tradicional, um pleito há muito tempo demandado por entidades como a ABCIC”, acrescentou.

Evento Produtividade e Crescimento Econômico no Brasil, promovido pelo Ministério da Economia, contou com a presença da Abcic