Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 15 - dezembro de 2018

ABCIC EM AÇÃO

Abcic Networking fomenta o debate sobre novas tecnologias do concreto

Tema central do evento, uso do concreto de ultra alto desempenho está contemplado no Planejamento Estratégico da Abcic

Construção industrializada em concreto vai 'para cima e para frente'
Quando o planejamento estratégico da Abcic foi iniciado no ano de 2015, o setor de pré-moldados de concreto lidava com um ritmo lento da economia e baixa demandas por obras por um lado e, por outro, pelas exigências de desenvolvimento de novas tecnologias que garantissem mais rapidez, segurança e sustentabilidade à prática da construção. Sabendo administrar esse cenário complexo, o setor da construção industrializada de concreto manteve-se como um dos mais ativos e, mais importante, tornou-se um grande protagonista na introdução de inovações na construção civil. "A inovação sempre fez parte deste setor dinâmico", avalia Gerson Ishikawa, consultor que desenvolveu o planejamento estratégico da Abcic, levando em consideração todas as categorias associativas, entidades parceiras, projetistas de arquitetura e estrutura, construtores e gerenciadores do sistema industrializado em concreto. 
"A visão de futuro dos associados da Abcic foi formalizada no Planejamento Estratégico em 2015 e demonstra o profundo comprometimento de empresários com o desenvolvimento do setor de pé-fabricados em concreto no Brasil", analisa Ishikawa.  "Para onde vai o setor da construção industrializada de concreto? Essa foi e continua sendo a principal pergunta sobre o Planejamento Estratégico da Abcic", continua o consultor, explicando que ao conversar com empresários do ramo, descobriu que "o setor da construção industrializada de concreto vai 'para cima e para frente'. 'Para cima' no sentido da crescente presença de soluções de pré-fabricados de concreto em edifícios altos (comerciais e residenciais) e 'para frente' no sentido de fachadas e "exteriores".  
Segundo Ishikawa, o planejamento estratégico promove a integração efetiva entre elos do processo construtivo. “Alinhado com os objetivos de fomentar a inovação e de estimular o "know-how" setorial, a Abcic também está contribuindo para a difusão do BIM e dos conceitos de produção alinhados com a indústria 4.0. Os grandes beneficiados deste processo de avanço tecnológico serão os gestores de obras e os seus clientes. A transparência das informações será total: desde a concepção arquitetônica, passando pela supervisão em tempo real tanto na produção como na montagem da obra de cada elemento produtivo, e até a manutenção do empreendimento".  
Além das tecnologias trazidas pela internet, a construção industrializada em concreto caracteriza-se hoje por soluções que integram aspectos estéticos com alto desempenho. "Deixando para trás o estereótipo de produção repetitiva de peças estruturais, o atual parque industrial brasileiro permite soluções rápidas, escaláveis, com garantia de prazo e de custo e com produtos customizados de alto desempenho funcional, estrutural e estético”, conclui Ishikawa. 
 

 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!