Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 16 - abril de 2019

ABCIC EM AÇÃO 1

Abcic Networking III apresentou perspectivas econômicas para 2019

Encontro de associados da Abcic promoveu análises e debates sobre cenários econômicos

Outro setor que já começa a sentir o momento de recuperação econômica é o de máquinas para construção civil. Afonso Mamede, presidente da Associação Brasileira e Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), esteve presente e expôs suas impressões sobre o assunto durante o debate:  "O ano de 2018 foi bom para o setor de máquinas, pois notamos uma recuperação em relação aos anos de crise. Então, temos confiança de que se 2019 repetir o desempenho de 2018, isso será um fator positivo", afirmou Mamede. Aproveitando a colocação do presidente da Sobratema, Ana salientou o papel esperado da infraestrutura, decisivo para os setores da construção e de máquinas nos próximos anos, explicando que, apesar de poucos projetos nessa área até agora, o assunto voltou à ordem do dia, reforçando o clima de otimismo.
Paulo Camillo Penna, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), falou sobre alguns casos pontuais que desaceleraram o ritmo do setor da construção civil: "em maio do ano passado, tivemos a greve dos caminhoneiros e, no mês seguinte, a greve dos transportadores, dois eventos que trouxeram prejuízos ao nosso setor, pois depende muito do transporte de materiais, como o cimento".  Outra questão abordada por Pena foram os incentivos para obras de infraestrutura, que poderiam ter ajudado a amenizar a queda vivida pelo setor da construção em anos anteriores. "Em um ambiente ideal", explicou Ana Castelo, "a reforma da previdência ocorre com sucesso, fortalecendo a esfera macroeconômica e influenciando a microeconômica, ou seja, melhorando o ambiente de negócios. Porém, ainda existem poucos indícios de que tal cenário será totalmente viável, pois existem implicações da ordem política, como foi com a questão do frete". Sobre o papel da infraestrutura em relação aos investimentos no setor, Ana afirma que "isso é parte de um grande ciclo que, provavelmente, se iniciará com as demandas do setor imobiliário; com o melhor dos cenário, será possível construir um ciclo sustentável por um período considerável de tempo". 
Considerando o conteúdo abordado por Ana Castelo durante o evento, José Antonio Tessari, Presidente do Conselho Estratégico da Abcic, afirmou que o Networking promovido pela associação oferece uma oportunidade ao grupo de associados de conhecer todas as perspectivas sobre o ano que começa. “Precisamos como entidade apoiar os movimentos em torno das reformas necessárias e  continuar nosso esforço para permanecer firmes neste momento de transição, otimistas sempre, mas com a devida cautela”. 
Tessari destacou a importância do formato do Abcic Networking para o setor e também outra ação estratégica da entidade que é a Missão Técnica de 2019 para o Japão e Alemanha, em Abril. "Não podemos parar e o aprimoramento e desenvolvimento tecnológico das nossas empresas será fundamental nesta fase".          
O Abcic Networking III foi patrocinado pelo Concrete Show, tradicional feira do setor da construção civil que neste ano acontece entre os dias 14 e 16 de agosto. A programação do encontro promovido pela Abcic reservou um espaço para Márcia Gonçalves, Show Manager da Informa Exhibitions, empresa organizadora da Concrete Show, apresentar dados sobre as edições passadas do evento e explicar aos presentes sobre a parceria com a Abcic, que possibilita aos associados condições especiais de exposição durante a feira.  
Márcia Gonçalves salientou a relação entre Abcic e Concrete Show: “A Abcic é nossa parceira desde o início e tem importante participação não apenas nas exposições de seus associados, mas também fazendo a divulgação institucional do evento. Além disso, neste ano em que teremos mais de cem palestras, a Abcic é uma importante apoiadora dos conteúdos técnicos. Iremos discutir, por exemplo, novas tecnologias e industrialização, com o objetivo de incentivar a indústria por meio dos visitantes da feira. Para nós é fundamental ter a Abcic como uma grande apoiadora do evento”.  A Concrete Show espera receber em 2019 mais de 18 mil visitantes.    
O Abcic Networking III reuniu representantes de importantes associações do setor, sendo prestigiado pelos presidentes da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Paulo Camillo Penna, da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), João Alberto de Abreu Vendramini, do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), Julio Timerman, e da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), Afonso Mamede.