Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 14 - outubro de 2018

ABCIC EM AÇÃO

Abcic Networking reúne cadeia produtiva e apresenta cenários da economia para os próximos anos

Economista Ana Maria Castelo, da Fundação Getulio Vargas, fez uma análise abrangente sobre o setor da construção, antecipando informações para contribuir com o planejamento das empresas associadas

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) realizou no dia 8 de agosto o primeiro Abcic Networking, série de encontros preparados pela entidade com objetivo de promover a integração e intensificar o ambiente associativo. O evento de estreia dessa iniciativa aconteceu na sede da associação, em São Paulo, e foi marcado por um ambiente mais informal, favorecendo o encontro de fornecedores, que puderam trocar experiências sobre inovação e colher outros conteúdos relevantes para o desenvolvimento das empresas.  
A presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, abriu o encontro agradecendo a presença dos associados, das entidades parceiras e da imprensa presente e ressaltando a importância da realização de eventos de conteúdo. “Nesse momento de tantas incertezas em que os nossos associados preparam o planejamento estratégico de suas empresas, trazer uma visão importante do atual contexto econômico e político faz toda a diferença”.
Na sequência, o presidente do Conselho Estratégico da Abcic, José Antônio Tessari, também reiterou a relevância do evento. “Encontros como esse são muito importantes, pois reúnem toda a cadeia produtiva. Hoje, em especial, conhecer a perspectiva sobre diferentes cenários econômicos para um futuro próximo pode nos preparar com mais segurança", disse. Ele ainda agradeceu ao trabalho realizado pela associação e pela presidente executiva, para o desenvolvimento do mercado. “As missões técnicas promovidas pela Abcic, por exemplo, auxiliam sobremaneira o conhecimento de novas tecnologias e sua implantação em nossas fábricas no país”, acrescentou.

Cadeia produtiva do pré-fabricado de concreto se reuniu durante o Abcic Networking

Cadeia produtiva do pré-fabricado de concreto se reuniu durante o Abcic Networking

Com a participação de empresários, engenheiros, técnicos, representantes do setor e imprensa, o primeiro Abcic Networking teve como palestra principal Construção: Cenários e Oportunidades, ministrada pela economista Ana Maria Castelo, da Fundação Getulio Vargas (FGV), que trouxe informações importantes sobre a atual conjuntura econômica e os possíveis cenários que se apresentarão após as eleições, dependendo de como serão tratados, pelo novo governo, temas importantes, como reformas necessárias e investimentos em infraestrutura. 
Ana Maria começou mostrando os impactos da greve dos caminhoneiros para a economia e para a indústria de construção. A produção de materiais teve redução de 9% em relação a maio de 2017, bem como a produção de cimento caiu 19,5% e a de artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais também diminui 18% na mesma comparação. Já os índices de Confiança Empresarial e do Consumidor caíram significativamente em junho, após a paralisação, mas melhoraram em julho, no entanto sem voltar ao patamar anterior.
Em termos de percepção versus expectativas, Ana Maria ressaltou que há opiniões distintas. “A percepção do empresário é de que a economia está retomando gradualmente a trajetória ascendente após o susto com a greve dos caminhoneiros, em maio. Mas, as expectativas sofreram um abalo mais sério e persistente”, explicou. O IE Empresarial manteve a tendência de queda em julho, retratando um empresariado bastante cauteloso em relação às decisões de contratação e investimento.

O gerente de produtos, Holger Schmidt, fez uma apresentação, no qual abordou as premissas para a escolha de aditivos para concreto