Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 16 - abril de 2019

ACONTECE NO MUNDO

Abcic promove 7ª Missão Técnica no Japão e na Alemanha

Confira relato da engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, sobre essa importante atividade da associação

 

Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, ministra palestra na SMCC

Diretoria da SMCC recebe os participantes da Missão Técnica Abcic

Apesar do Japão ter muitos edifícios comerciais em estrutura metálica, para o caso específico de edifícios habitacionais - como é o caso da obra visitada -, os edifícios em concreto e em especial pré-fabricado são mais recomendáveis, por atender critérios de desempenho, especialmente resistência ao fogo, desempenho acústico e térmico, que necessitam de comprovação junto ao governo local. O atendimento às  normas de desempenho devem estar contido em um manual do sistema construtivo proposto pela empresa, no qual ela anexa os devidos atestados de atendimento a tais parâmetros.
Após as duas primeiras visitas, tivemos uma oportunidade ímpar de trocar informações sobre a pré-fabricação em concreto nos dois países, momento em que fiz uma apresentação sobre o desenvolvimento do sistema construtivo no Brasil. Participaram, o Vice-Presidente e CEO da SMCC, Akio Kasuga, também vice-presidente da fib, que desde o início de nossas tratativas apoiou a missão brasileira, e também outros membros do corpo diretivo e engenheiros de distintas divisões. O workshop foi seguido de uma recepção preparada pela empresa no 47º andar de um dos edifícios mais importantes, o St. Luke, com uma vista impressionante da cidade de Tóquio ao pôr do sol.
No dia 7 de Abril a missão chegou a Alemanha e foi recebida pela empresa fornecedora do segmento, a MC Bauchemie. A programação teve início no dia 8 de abril, com a visita a indústria, na qual pudemos ver o novo edifício construído pela empresa para escritórios e expedição, em sistema de painéis pré-moldados, cor grafite e 180 MPa de resistência. 
Tivemos uma palestra inicial com o CEO da empresa, Nicolaus Müller, que apresentou o histórico e filosofia da empresa seguida de outra apresentação da gerente de Produtos que abordou especialmente o uso de produtos para acabamentos especiais tanto para efeitos ou reparos superficiais como para recuperação de elementos pré-moldados de concreto. Na sequência visitamos duas fábricas de estruturas pré-fabricadas de concreto, no primeiro e segundo dias, clientes da MC que se dispuseram a receber o grupo. Ênfase em sistema Carrossel produzindo especialmente painéis sanduíche, barreiras sonoras e outros elementos, tais como pilares já com o sistema de fundação integrado, terças para grandes vãos, a ênfase foi em sistemas de produção, logística e concretos especiais.

Fachada da nova área de expedição da fábrica da MC Bauchemie em Bottrop, executada com concreto de 180MPa (UHPC

A missão em seus últimos três dias foi a Munique para participar da principal feira para o setor, a bauma, envolvendo também as visitas programadas às indústrias pelos fornecedores associados Progress e Vollert, além de visitas guiadas em seus estandes. Essa é a terceira vez que a Missão Técnica vai a feira (2013, 2016 e 2019).
O grupo encerrou comemorando o êxito da programação e suas atividades que muito agregaram valor as empresas participantes e certamente ao desenvolvimento do setor. Também agradeceu a coordenação técnica e apoio de todas as empresas e pessoas envolvidas em todos os detalhes da intensa e produtiva programação.

 

CEO da MC Bauchemie, Nicolaus Müller, presta homenagem à Abcic pela organização da 7ª Missão técnica Internacional

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!