Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 5 - agosto de 2015

ABCIC EM AÇÃO

Abcic promove cursos nos principais eventos do setor da construção 

Entidade tem trabalhado fortemente para o desenvolvimento do segmento da construção industrializada de concreto no Brasil e no mundo e um dos propósitos é disseminar a informação e o conhecimento sobre o processo do pré-fabricado

Visitantes da M&T Expo puderam ver a aplicação do pré-fabricado na construção do futuro estacionamento do São Paulo Expo

A Abcic tem participado ativamente dos principais eventos do setor da construção no Brasil e no mundo, promovendo a construção industrializada em concreto, por meio de seminários, palestras e cursos. No primeiro trimestre deste ano, a entidade marcou presença na Brazil Road Expo 2015, na Feicon Batimat 2015 e no Brascon 2015 - Congresso Brasileiro de Concretagem, Pré-Moldado e Agregado. As atividades realizadas pela entidade foram divulgadas na edição anterior da revista Industrializar em Concreto. 
A partir de abril, as ações se intensificaram e a associação esteve presente no VIII Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas (leia matéria na pág. 24), na M&T Expo 2015 - 9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração, no SEFE 8 - 8º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia e 2ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia e na Construlogística - Cemat South America 2015 - Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística, além de acompanhar as atividades do fib Symposium, em Copenhague, na Dinamarca (leia matéria na pág. 28).
De acordo com Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, a organização e promoção de seminários e cursos e a participação em palestras nos principais eventos da construção no Brasil e no mundo é uma atividade-chave para a entidade porque são locais que reúnem as mais importantes lideranças e especialistas do segmento e os engenheiros, técnicos, profissionais e estudantes que estão interessados em conhecer novas tecnologias, trocar experiências e adquirir conhecimento técnico e didático que contribuam para o desenvolvimento de sua carreira. 
“As estruturas pré-fabricadas de concreto têm exercido um protagonismo no grande desafio do cenário atual da construção brasileira, que precisa de maior produtividade, ou seja, atender a prazos cada vez mais ousados, com muita qualidade, segurança e sustentabilidade. Por esse motivo, a difusão dessa tecnologia, especialmente, em termos de qualificação e atualização dos profissionais que atuam na cadeia da construção civil vem sendo imprescindível”, ressalta Íria. 
Nesse sentido, para o segundo semestre, no principal evento para a cadeia produtiva do concreto, o Concrete Show South America, a Abcic prepara o curso "Estruturas Pré-fabricadas de Concreto - Do Projeto à Obra Pronta", a ser promovido no dia 27 de agosto, a partir das 8h00 com término às 12h00, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, nova denominação do Centro de Exposições Imigrantes. "Estamos inovando com a realização desse curso, que visa a qualificação da mão de obra intelectual, dando ênfase no uso de protensão e a importância das ligações", acrescenta Íria.
Destinado a empresários e profissionais que atuam no setor, clientes, fornecedores, professores universitários e estudantes de engenharia, arquitetura e tecnologia da construção, o curso será ministrado pelo engenheiro civil e projetista de estruturas Luiz Otávio Baggio Livi. 
Entre os temas a serem apresentados estão introdução ao uso das estruturas pré-fabricadas de concreto, o seu desenvolvimento no Brasil e sua aplicação, a padronização e certificação, incluindo aspectos normativos relacionados às normas ABNT NBR9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado e ABNT NBR 14861 – Lajes alveolares protendidas de estruturas de concreto pré-fabricadas - Requisitos e procedimentos, contratação e prevenção de manifestações patológicas, além de fornecer uma visão ampla sobre os processos que envolvem a pré-fabricação, como projetos, produção e montagem. O curso tem patrocínio da Cassol Pré-fabricados
A Abcic também terá um estande institucional no Concrete Show 2015, montado com o apoio de empresas associadas – Alveolare, Cassol, IBPRÉ, Leonardi, Ondalon, Premodisa, Rotesma e Tekbra do Brasil – que integram a cadeia produtiva das estruturas pré-fabricadas, que irá ressaltar os constantes investimentos em modernização e no desenvolvimento tecnológico realizado pelo setor para agregar maior produtividade ao sistema. Ainda estarão em destaque os programas criados pela entidade, como o Selo de Excelência Abcic, que funciona como ferramenta indutora de boas práticas e gestão estratégica.
O Concrete Show 2015 apresentará, de 26 a 28 de agosto, soluções e inovações tecnológicas para a construção civil de mais de 600 marcas expositoras nacionais e internacionais de 150 segmentos distintos. Serão apresentados equipamentos, sistemas construtivos à base de cimento, serviços e uma infinidade de produtos em uma miríade de soluções para toda a cadeia produtiva do concreto, em suas múltiplas aplicações. O evento é promovido pelo grupo inglês UBM.