Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 5 - agosto de 2015

ABCIC EM AÇÃO

Abcic promove cursos nos principais eventos do setor da construção 

Entidade tem trabalhado fortemente para o desenvolvimento do segmento da construção industrializada de concreto no Brasil e no mundo e um dos propósitos é disseminar a informação e o conhecimento sobre o processo do pré-fabricado

Abcic fortalece relacionamento com os promotores da Bauma
Durante a M&T Expo 2015, Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, se reuniu com os integrantes da Messe München, incluindo seu presidente Klaus Dittrich, com o intuito de estreitar, ainda mais, o relacionamento entre a entidade e a organizadora e promotora da maior feira de equipamentos para construção no mundo, a Bauma, cuja próxima edição ocorrerá de 11 a 17 de abril de 2016, em Munique, na Alemanha. 
Segundo Íria, a reunião foi muito produtiva e ficou acertado que a Abcic levará um grupo de empresários do setor de pré-fabricados de concreto para acompanhar os lançamentos que serão apresentados por empresas de todo o mundo. Em 2013, a Bauma contou com 3.421 expositores, de 57 países, e mais de 535 mil visitantes de mais de 200 nações. 


Íria Doniak recepciona integrantes da Messe München, organizadora e promotora da Bauma

Difusão do conceito do pré-fabricado para a área de logística na CeMAT 2015
A Abcic promoveu no dia 3 de julho, durante o ciclo de palestras realizado na CeMAT South America 2015 - Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística, a palestra "Soluções em Estruturas Pré-fabricadas de Concreto para Centros de Distribuição e Logística, da Contratação à Obra Pronta". Ministrada pelo engenheiro civil Luís Otávio Baggio Livi, num espaço inserido dentro da feira, ela atraiu a atenção de uma plateia de 30 pessoas, formada por engenheiros, além de profissionais e empresários da área de logística. 
Para a presidente-executiva da Abcic, Íria Doniak, no âmbito institucional, a participação e divulgação do sistema construtivo que a entidade representa num fórum qualificado como a CeMAT é relevante para o setor. "Fomos informados pelos organizadores da feira que havia uma demanda não somente em relação a equipamentos e processos para a operação dos CDLs, mas também sobre as melhores práticas e alternativas para a construção destes centros, e imediatamente nos mobilizamos para estar presente e apresentar as soluções".
Durante sua palestra, Livi fez um apanhado geral da evolução histórica do pré-fabricado no Brasil, incluindo aspectos ligados à normalização, metodologias de fabricação e qualidade. Em relação a esse último, enfatizou que a entidade criou e vem aprimorando o Selo de Excelência Abcic, que engloba não apenas requisitos de qualidade, mas também segurança e meio ambiente, tem por referência as normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, PBQP-h (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), bem como as normas técnicas aplicáveis ao setor, em especial a NBR 9062 Projeto de Estruturas Pré-fabricadas de Concreto e suas normas de referências. 
O palestrante, que atua como consultor em projetos e desenvolvimento de plantas de produção de pré-fabricado, tendo por fundamento casos reais e avaliando requisitos de desempenho e sustentabilidade, destacou que em função de instrumentos como o Selo de Excelência e da intensa atuação da Abcic, o setor evoluiu de forma significativa nos últimos anos e possui hoje um elevado grau de confiabilidade: da completa rastreabilidade desde a entrada dos insumos utilizados na produção até a identificação de cada elemento montado em obra, passando pela adoção de novas tecnologias como o concreto auto-adensável e o uso do BIM em projetos. "É expressivo o crescimento do uso de pré-fabricado no Brasil e podemos assegurar que o sistema é uma solução que cada vez mais se consolida na construção  brasileira", afirma Livi, relacionando as principais vantagens do sistema: proporcionar maior velocidade na construção, melhor desempenho, menor geração de resíduos no canteiro e redução dos custos indiretos, entre outras. 
Ao final da palestra, um dos presentes, o engenheiro civil Luiz Carlos de Paiva, que é prestador de serviços técnicos para construtoras que atuam com pré-fabricados, salientou a oportunidade da palestra. "Essas informações trazidas pelo palestrante sobre pré-fabricado de concreto não encontramos em nenhum lugar. Nem mesmo nas escolas de engenharia temos isso. Foi de grande interesse, pois temos notado que esse segmento tem crescido muito, principalmente em relação ao seu uso em galpões logísticos. Foi muito interessante e acrescentou informações relevantes para o minha atuação profissional", comenta Paiva. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!