Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 8 - agosto de 2016

ACONTECE NO MUNDO

Abcic promove Missão Internacional na Europa com ricas experiências para os empresários do setor

Relato de Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, sobre a programação, que contemplou a visita a cinco países e a sete fábricas de estruturas e painéis pré-fabricados de concreto


O primeiro semestre deste ano na ABCIC foi marcado por intenso programa internacional, iniciado na Irlanda, com a reunião da Comissão 6 da fib (Federação Internacional do Concreto), que reúne experts do mundo todo em pré-fabricação e se dedica ao estudo de temas específicos, tais como: lajes alveolares, painéis, sustentabilidade, edifícios altos, entre outros. 
 Apenas para relembrarmos, esta reunião da Comissão 6 ocorre semestralmente. A Abcic passou a ser representada desde 2008, quando foi retomada a participação brasileira junto a fib como Grupo Nacional, que ocorreu de forma integrada com a ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural). Na ocasião, assinamos um acordo entre as entidades, definindo que o papel da Abcic seria o de se dedicar a esta comissão, inicialmente seu ponto de maior interesse, cabendo à Abece um papel mais abrangente, uma vez que a fib compreende todo o universo das estruturas de concreto.
Posterior a reunião, encontrei o grupo de empresários brasileiros para acompanhar a Missão Internacional Europa, a sexta missão promovida pela entidade, que compreendeu a visita à Bauma 2016, em Munique, além de uma jornada técnica que envolveu cinco países – Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Holanda e Bélgica –, com visitas a sete fábricas de estruturas e painéis,  5 fornecedores, uma obra e um escritório de projeto compondo  uma programação que também  contou com apoio de fornecedores internacionais associados. 
De 2008 para este ano, nossa participação na Comissão 6 tem se tornado relevante no contexto técnico, uma vez que a entidade pode desenvolver uma frutífera troca de informações, que tem auxiliado o setor em P&D e  desenvolvimento de normas técnicas. Essa participação também possibilitou a criação de uma intensa rede de relacionamentos, que é evidenciada nesta edição da Industrializar em Concreto, porque tanto o programa da Missão Internacional quanto à realização do Seminário Internacional da Abcic, que acontecerá em setembro (vide anúncio página xx), têm contado com o amplo apoio destes profissionais. 


Visita com o engenheiro Kaare Dahl a obra Niels Bohr Building, centro de laboratórios de física, química e matemática, estrutura híbrida pré-fabricada, metálica e convencional

 


A C6 representa, dessa maneira, muito mais do que um referencial para o desenvolvimento da nossa associação, é um apoio fundamental. Costumamos dizer que somos uma família, que queremos contribuir em todos os aspectos a desenvolver as instituições e o segmento que representamos e a nós mesmos como profissionais e como pessoas. Não se passa uma semana sem que haja troca de e-mails, quer em função do que está acontecendo dentro dos grupos de trabalho ou simples “Está tudo bem por aí?”.
Esses laços tão profundos vêm também do sucesso das missões internacionais, já que sempre recebemos um apoio importante de algum membro da fib e, em geral, e de um ou mais integrantes da C6. Nesta missão, contamos com o Kaare Dahl, da Ramboll, um dos maiores escritórios de projeto do mundo e membro da fib, tendo recebido já o prêmio de “Outstanding Structures Award”, pelo Bella Sky, edifício em pré-fabricados de concreto em Copenhagen, que já foi case e capa da primeira edição da Industrializar em Concreto.


Grupo também conheceu a fábrica de Boligbeton, na Dinamarca