Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 8 - agosto de 2016

GIRO RÁPIDO

Abece institui diretoria de Pré-moldados

A Abece – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural instituiu recentemente a diretoria de Pré-Moldados, cuja coordenação está a cargo do engenheiro Fabricio Tomo. A Abcic participa dessa iniciativa por meio de sua presidente executiva, Íria Doniak, e de seu diretor-técnico, Marcelo Cuadrado Marin. 
“A criação de diretorias específicas tem por objetivo manter um grupo com profissionais de projetos da área engajados em ações para a valorização da engenharia estrutural neste segmento. Assim, a diretoria de Pré-moldados “brigará e defenderá” ações para a valorização da engenharia estrutural na área de pré-moldados, que se somarão às ações que valorizam a engenharia estrutural como um todo”, explica o presidente da Abece, Augusto Pedreira de Freitas.
A nova diretoria atuará para difundir o sistema construtivo por meio de três ações principais: capacitação dos profissionais envolvidos no processo, desde a concepção do projeto arquitetônico até a entrega final ao cliente; orientação do construtor desmistificando o pré-moldado; e divulgação de novas tecnologias, respaldando-as com normalização. “Um dos principais desafios é conscientizar as construtoras e os profissionais “conservadores” sobre a ampla possibilidade de aplicações de elementos pré-moldados e o nível de segurança que tais elementos podem oferecer”, acrescenta. 
Segundo Freitas, uma das metas, também, é a elaboração do Memorial Descritivo do Projeto Estrutural em Elementos Pré-moldado, em complementação a uma publicação já divulgada pela Abece para estruturas moldadas no local.
Para o diretor técnico da Abcic e secretário da norma ABNT NBR 9062 (Projeto e Execução de Estruturas Pré-moldadas), o setor apoia a iniciativa da Abece em criar esta diretoria. “Já participamos de duas reuniões integradas e nossa expectativa é que seja mais uma ação, construída a quatro mãos que possa somar com o desenvolvimento da industrialização em concreto no País”.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!