Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 18 - dezembro de 2019

GIRO RÁPIDO

ABEF lança edição especial do Manual de Execução de Fundações

Foto: Iria Doniak, entre Gilberto Vicente Manzalli, presidente da Abef, e Walter Roberto Iorio, presidente da Sinabef.
A presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, representou o setor na confraternização da ABEF (Associação Brasileira de Engenharia de Fundações e Geotecnia), que em 2020 completará 20 anos. Na ocasião, a entidade lançou a edição especial do Manual de Execução de Fundações – Práticas Recomendadas. 
Foram homenageados no Prêmio ABEF - Personalidades de Destaques, os engenheiros Frederico Falconi e José Luiz de Paula Eduardo por sua contribuição na área de fundações no país. “Foi um evento muito agradável com claras evidências de que o setor se prepara para um novo ciclo de retomada”, comentou Íria, que destacou a importância das palavras do presidente Gilberto Manzalli sobre a prática e ética da engenharia, da livre concorrência, porém com lealdade às normas e à conformidade técnica.
"É importante que todos os setores reforcem as questões éticas e atentem para o cumprimento das normas e legislação aplicáveis. Em muitas situações, existem empresas informais que concorrem com materiais ou equipamentos de má qualidade, comprometendo o resultado final e colocando em risco o patrimônio e acima de tudo a vida das pessoas. Ou pior, sonegam e admitem práticas que demonstram falta de responsabilidade social. Nossas entidades têm que alertar sobre isso, pois é uma questão de sustentabilidade”, finalizou Iria.