Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 20 - outubro de 2020

GIRO RÁPIDO

ABNT comemora 80 anos

Com uma história de lutas e conquistas disseminando a normalização técnica, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) celebra 80 anos neste ano. Fundada em 28 de setembro de 1940, a entidade apresenta uma trajetória bem-sucedida, demonstrando eficiência, sintonia com os avanços da normalização mundial e compromisso com o desenvolvimento do País. 
Atualmente, seu acervo reúne perto de 8000 normas elaboradas por mais de 230 comitês técnicos e comissões de estudo especiais, mas a capacidade de inovar aponta para um futuro de maior dinamismo.
“Penso numa ABNT que se reinventa, que se antecipa aos anseios da sociedade e seja inovadora na forma de elaborar normas”, afirma o presidente Mario William Esper. Mesmo em tempo de pandemia, a ABNT conseguiu apresentar novidades: as Práticas Recomendadas, uma nova forma de elaborar documentos normativos, com maior rapidez. Destacam-se aí as publicações sobre máscaras de proteção respiratória de uso não profissional e ventiladores pulmonares, contribuindo na luta contra a covid-19.

Esper projeta que a ABNT responda rapidamente não só às demandas do Governo por alternativas a regulamentos, assumindo sua importância estratégica como Único Foro de Normalização, mas que também desenvolva normas por mandato, resultantes de parcerias, como já vem ocorrendo. E vai além: “Temos que participar como protagonistas na elaboração de normas internacionais e menos na elaboração de normas nacionais”.
A ABCIC tem uma grande parceria com a ABNT, atuando nas Comissões de Normalização no segmento do pré-fabricado de concreto e nas áreas relacionados ao setor. No dia 28 de setembro, a Bachiana Filarmônica Sesi-SP com o Maestro José Carlos Martins promoveu uma live em celebração ao aniversário da ABNT. “Parabenizamos a ABNT por mais um ano de muitas realizações para o desenvolvimento da normalização do País. Esse evento, em especial, foi magnífico e, também,  gostaria de parabenizar a entidade, o Sesi e o maestro que nos proporcionaram uma belíssima celebração”, disse Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, que representou a associação no evento virtual.