Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 16 - abril de 2019

EDITORIAL

Ações estratégicas para o desenvolvimento do setor

Caros Leitores,
Escrevo este editorial durante a 7ª Missão Internacional da Abcic - Japão e Alemanha, tendo concluído a primeira etapa no Japão. Convido a todos a lerem o excelente texto publicado nesta edição, desenvolvido por nossa Presidente Executiva, a engenheira Íria Doniak, que de forma brilhante coordenou mais esta programação. 
Nossa missão, de cunho técnico, sempre tem por base o monitoramento das tendências internacionais. O trabalho realizado pela Íria, que nos representa junto à comissão 6 de pré-fabricados da fib (International Federation for Structural Concrete), bem como sua participação em outras atividades desta renomada entidade, nos faz concluir que, de acordo com nosso estatuto, o investimento em tais ações tem gerado o apoio técnico no desenvolvimento da normalização e de nossas empresas. 
Uma missão como essa gera mais do que informações técnicas, gera conhecimento de gestão das nossas empresas, mas, acima de tudo, cultura, relacionamento e reflexão, além de promover o fortalecimento da nossa entidade. Minha empresa é testemunho vivo de grandes transformações, fruto desse trabalho que, embora bancado pelo grupo que adere à missão, é sempre uma oportunidade franqueada a todos os nossos associados. Sou um entusiasta dessa atividade da Abcic que, a meu ver, é fundamental e estratégica. Um investimento que traz um retorno incomensurável. Não deixem de participar das próximas edições! Já estamos começando a pensar na de 2020!
No âmbito dos negócios, estamos passando por uma importante fase de transição do nosso país e entendo que é normal um período de acomodação. Mas, o foco que devemos manter, sem dúvida, é o de apoio aos projetos mais importantes para o país que são, indiscutivelmente, as reformas propostas pelo governo, a da previdência seguida da tributária, participando e representando o setor em importantes movimentos como, por exemplo, da ABRAINC noticiado no Giro Rápido desta edição. Precisamos alavancar o nosso país e é hora de demonstrar a força do setor produtivo apoiando e focando no que é necessário. 
O Ponto de Vista traz como os Estados Unidos têm desenvolvido a pré-fabricação em concreto na infraestrutura, tendo como base a qualidade e a melhoria contínua, além de ter no governo pessoal dedicado a temas de qualidade e produtividade. Desde 2003, com a implementação do Selo de Excelência Abcic, temos nos dedicado a manter nossa indústria conforme as normas técnicas e regulamentadoras do país; não há desenvolvimento de fato sem padronização e avaliação.
A infraestrutura, matéria de capa desta edição, demonstra o que estamos fazendo mais recentemente, o quanto estamos atentos e preparados para sermos protagonistas nesta retomada, investindo em soluções que de fato sejam relevantes para as necessidades de desenvolvimento do país. Temos sofrido muito nos últimos anos, é verdade, mas nos preparando e trabalhando de cabeça erguida mirando nas possibilidades futuras.

Uma boa leitura a todos!
 

José Antonio Tessari
Presidente do Conselho Estratégico da Abcic