Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 18 - dezembro de 2019

ARTIGO TÉCNICO

ALMOFADAS DE ARGAMASSA MODIFICADA EM LIGAÇÕES DE ESTRUTURAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO

3.Características do material desenvolvido
O ponto de partida foi desenvolver um material à base de cimento com características de grande deformabilidade e alta  tenacidade, em comparação com a argamassa comum à base de cimento. O material pode ser obtido a partir de cimento Portland e argamassa de areia incorporando os seguintes ingredientes: a) agregados leves ou um aditivo para introduzir ar na mistura, b) látex  e c) fibras curtas.
El Debs et al (2006) [6], é o principal estudo sobre as misturas de materiais. Neste estudo, foram utilizados cimento Portland de alta resistência inicial e areia de rio com diâmetro máximo de 2,4 mm. O agregado leve  era de vermiculita termo-expandida de pequeno tamanho (diâmetro máximo de 2,4 mm), com massa específica de 0,173 kg/dm3. O látex era polímero estireno-butadieno, SB 112, com quantidade sólida de 50% e massa específica de 1,02 kg/dm3 a 25°C. Foram utilizados dois tipos de fibras: a) fibra de PVA (álcool polivinílico) e b) fibra de vidro Cem-FI. As fibras de PVA tinham 12 mm de comprimento, diâmetro equivalente a 0,2 mm e massa específica de 1,3 kg/ dm3. As fibras de vidro também tinham 12 mm de comprimento, com diâmetro de 0,014 mm, conforme indicado pelo fabricante, e massa específica de 2,55 kg/dm3. Um superplastificante foi utilizado para as misturas com grande quantidade de vermiculita. Dezenove misturas foram escolhidas para este estudo.
A Figura 5 mostra a resistência à compressão e o módulo de elasticidade determinado por corpos-de-prova cilíndricos de 50 mm de diâmetro e 100 mm de altura. A notação usada nesta figura e nas outras partes deste texto é VaBcLd onde: V significa vermiculita, a é a quantidade de vermiculita em porcentagem da massa total agregada, B é o tipo de fibra (P para PVA e G para vidro), c é a taxa volumétrica da fibra em %, L significa látex e d é a quantidade de látex em porcentagem da massa de cimento. O termo REF significa a mistura de referência, ou seja, a argamassa sem vermiculita, fibras e látex

Fig. 5  Resistência à compressão em MPa e módulo de elasticidade em GPa [6]

Os valores de resistência à compressão e módulo de elasticidade indicam que: a) uma quantidade maior de vermiculita diminui o módulo de elasticidade, mas também diminui as resistências à compressão e à tração; b) se um limite de resistência à compressão de 20 MPa for estabelecido, a quantidade de a vermiculita não pode exceder 25% da massa de areia; c) a redução da resistência devido à adição de látex torna-se expressiva quando a quantidade de látex atinge 40%, sugerindo um limite de 30% para a quantidade de látex; e) a quantidade de fibras teve pouca consequência no módulo de elasticidade, enquanto a resistência à compressão foi insignificante.
Se forem descartadas misturas sem vermiculita, com 50% de vermiculita, 40% de látex e 20% de látex, os seguintes valores podem ser considerados representativos do material: resistência à compressão de 20 MPa a 45 MPa e módulo de elasticidade de 10 GPa a 15 GPa.


4. Comportamento sob força uniformemente distribuída
As AAMs foram submetidas à força  aplicada pelas placas de uma máquina de teste universal. O objetivo deste teste é determinar a capacidade de deformação das AAMs quando submetidas a tensões uniformes de compressão.
Além das AAMs, El Debs et al  [6] apresenta os resultados do ensaio com almofadas de elastômero. Também foram incluídos dois tipos de almofadas de madeira, pois geralmente são usadas no armazenamento de elementos pré-moldados. A madeira 1 (Pinus Taeda) é macia e a madeira 2 (Eucalyptus Citriodora) possui rigidez intermediária. 
A Figura 6 apresenta uma curva típica de tensão x deformação. Como a porção inicial das curvas inclui a acomodação inicial das almofadas, a rigidez das almofadas pode ser determinada por: 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!