Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 17 - julho de 2019

ARTIGO TÉCNICO

ANÁLISE DE REQUISITOS DE HABITABILIDADE DE PLACAS DE CONCRETO ALVEOLAR EM SVV DE EDIFICAÇÕES

Nota: Os valores de desempenho de isolamento acústico medidos em campo (Dnt,w e D2m,nt,w) são tipicamente inferiores aos obtidos em laboratório (Rw). A diferença entre esses resultados depende das condições de contorno e execução dos sistemas (ver ISO 15712 e EN 12354).

4.Resultados
4.1 Desempenho Térmico

Para o cálculo da resistência térmica e subsequente transmitância térmica, foram utilizados os dados das amostras, apresentadas no item 3. A Tabela 06 apresenta os valores de resistência térmica e transmitância térmica para as espessuras estudada.

Tabela 06 – Resistência térmica e transmitância térmica dos painéis alveolares
Fonte: elaborado pelo autor, conforme resultados obtidos.

Conforme resultados obtidos, através dos cálculos de procedimento simplificado prescritos pela ABNT NBR 15220-2 (ABNT, 2003), equiparados aos parâmetros de análise referenciados pela ABNT NBR 15575-4 (ABNT, 2013), tem-se os resultados apresentados na Tabela 07 e Tabela 08.

Tabela 07 – Classificação quanto à transmitância térmica (U)
Fonte: elaborado pelo autor

Tabela 08 – Classificação quanto à capacidade térmica (CT)
Fonte: elaborado pelo autor

A classificação realizada indica que o sistema analisado não atende aos requisitos mínimos de transmitância térmica para as zonas bioclimáticas 1 e 2 e para as demais zonas quando o coeficiente de transmitância é maior do que 0,6, conforme ABNT NBR 15575 (ABNT, 2013). No entanto, os valores obtidos são mais satisfatórios do que sistemas maciços de concreto – a placa alveolar apresentou transmitância de 3,01 W/(m².K), enquanto sistemas maciços de concreto apresentam 4,40 (com 10 cm de espessura) e 4,19 (com 12 cm) (INMETRO, 2015). Desta forma, há um aumento considerável no desempenho térmico das placas alveolares quando comparadas com sistemas maciços de concreto.

4.2 Acústico
A Tabela 09 evidencia o índice de redução sonoro ao ruído aéreo, por bandas de terço de oitava, assim como a umidade relativa do ar e a temperatura no momento do ensaio dentro da câmara. Com os valores obtidos para cada uma das bandas analisadas, se estabeleceu a comparação da curva gerada com a curva padrão, resultando no índice de redução sonora ponderado (Rw).

Tabela 09 – Resultados gerais de ensaio acústico
Fonte: Relatório de ensaio - resultados obtidos.

O sistema construtivo analisado apresentou índice de redução sonora ponderado de 52 dB. Estes resultados estão apresentados na Tabela 10, juntamente com a classificação do desempenho em cada classe conforme ABNT NBR 15575-4 (ABNT, 2013) - Anexo F.

Tabela 10 – Classificação do nível de ruído conforme ABNT NBR 15575-4 (ABNT, 2013) - Anexo F para situações aplicáveis ao sistema em estudo

Legenda: M: mínimo; I: intermediário; S: superior; N/A: não atende.
Fonte: Adaptado de NBR 15575-4:2013 – Anexo F

De acordo com a norma ABNT NBR 15575-4 (ABNT,2013), o índice de redução sonora ponderado (Rw) do sistema está classificado no nível de mínimo quando parede de geminação com ambientes de dormitório e entre unidade habitacional e áreas comuns de permanência de pessoas. O sistema apresenta nível de desempenho intermediário quando parede de geminação sem ambientes de dormitórios e entre unidades habitacionais de trânsito eventual. Como parede cega de salas e cozinhas de unidades habitacionais e áreas comuns de trânsito eventual, o sistema apresentou desempenho superior.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!