Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 23 - setembro de 2021

ARTIGO TÉCNICO

Análise de Sensibilidade de Parâmetros na Estabilidade Global de Estruturas de Concreto Pré-moldadas segundo ABNT NBR9062:2017

2.3 Configuração inicial da estrutura idealizada
A estrutura concebida como base para os estudos corresponde à uma edificação comercial de estrutura pré-moldada (Figura 2-a), idealizada com área de implantação de (32,0x24,0)m, modulação de (8,0x8,0)m, com altura entre pavimentos de 3,5 metros, ligações conforme as tipologias 1 e 3 (Figura 1), para as vigas intermediárias e de extremidade, em ordem. A estrutura é discretizada, conforme Ferreira et al.[6], através de elementos de barra (Figura 2-b) com a rigidez da ligação representada através de mola rotacional.
É primordial definir quais cargas mobilizam a ligação, uma vez que entre as etapas de montagem e de uso da estrutura, além da variação do carregamento atuante, têm-se a variação da seção resistente. As cargas permanentes (peso próprio da viga, das lajes e do capeamento) atuam como cargas concentradas aplicadas nos nós, uma vez que a ligação não está solidarizada na fase da montagem da estrutura. Já as sobrecargas são distribuídas ao longo do comprimento da barra e, portanto, mobilizam a ligação na fase de uso da estrutura.

2.4 Análises paramétricas
São expostas duas Análises Paramétricas, adotando estruturas de mesma área de implantação, carregamentos e seções transversais de vigas e pilares, abrangendo casos com 3, 4, e 5 pavimentos. Varia-se a rigidez das ligações global (Análise 1) e localmente (Análise 2), conforme demonstrado na Tabela 1.
A Análise Paramétrica 1 explora a influência de diferentes considerações de projeto (tipo de apoio e área de armadura de continuidade) e métodos de cálculo (ABNT NBR 9062[1] e Método dos Componentes). Os valores da Rigidez do Momento limite de escoamento e do Fator de restrição à rotação αϒ , para cada caso, são expostos na Tabela 2.
Para compreensão da rotina de cálculo e das hipóteses adotadas no Método dos Componentes, recomenda-se os estudos de El Debs et al.[7] e El Debs[8]. Um estudo comparativo entre os parâmetros envolvidos e os resultados depreendidos na obtenção da rigidez secante, entre o Método dos Componentes e o disposto na ABNT NBR 9062, é exposto em Rezende et al[2].

Notas: 
1 Viga L: Apoia laje e é de fachada; Viga T: Apoia laje e é interna; 
   Viga Fechamento: não apoia laje e é de fachada;
2 Tipologia de ligação 1 (Armadura passante); 
3 Tipologia de ligação 3 (Luva rosqueada).

Na Análise Paramétrica 2 comparam-se os casos originais, de ligações rígidas (Caso 0RI) e semirrígidas (Caso 0SR), com estruturas cujo valor de rigidez da ligação aumenta (Caso 2SRA) ou diminui (Caso 2SRB) ao longo dos pavimentos, bem como o caso de admitir-se ligações rotuladas no último pavimento, configuração comum em estruturas pré-moldadas. No caso de considerar as ligações do último pavimento como rotuladas todas as demais ligações têm o valor de rigidez igual ao caso original (Caso 2SRC).
Nessa análise varia-se a rigidez linearmente entre pavimentos: quando com 3 pavimentos o valor de rigidez adotado é de 33%, 66% e 100% da rigidez do Caso 0SR. De forma análoga, as estruturas com 4 pavimentos têm as rigidezes variando em 25%, 50%, 75% e 100% e estruturas com 5 pavimentos apresentam de 20%, 40%, 60%, 80% e 100% da rigidez do caso 0SR.

3. Resultados e discussões
Apresentam-se a seguir, na Tabela 3, as análises da estrutura com vento incidente a 90º (na direção de menor inércia da edificação), onde são modelados os casos explicados no item anterior e obtidos os parâmetros de estabilidade global (γΖ), de deslocamentos máximos (d) e de máximos momentos no pilar (esforços na fundação). Análises com outra incidência de vento estão apresentados em Rezende[4].

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!