Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 6 - dezembro de 2015

ABCIC EM AÇÃO

Anuário Abcic 2015 traz informações estratégicas sobre a construção industrializada de concreto

Um dos destaques desta edição é o capítulo três, que aborda o planejamento estratégico que está em elaboração pela entidade e que norteará as ações para os próximos anos

Estruturado para apresentar ao mercado a contribuição da indústria de pré-fabricado de concreto para a evolução da construção civil no Brasil e no mundo, o Anuário Abcic 2015 ressalta a importância da solução de engenharia em diferentes aspectos. 
O primeiro capítulo apresenta uma avaliação da construção industrializada de concreto, produzida pela FGV - Fundação Getúlio Vargas, após a realização de uma pesquisa junto às empresas associadas da Abcic. "Esse estudo norteia as atividades de nosso setor nos próximos anos, uma vez que ele fornece as perspectivas da área da construção civil brasileira, contextualizando a atuação e papel de nossa indústria", afirma Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic. O levantamento ainda mapeia os principais indicadores do segmento, como dados de produção, geração de emprego, uso do aço e do cimento, utilização do concreto protendido e do concreto armado, perfil de vendas e investimentos.
O Anuário detalha, no segundo capítulo, as ações desenvolvidas pela Abcic em 2015, como a promoção, realização, participação e apoio aos principais eventos do setor da construção brasileira, a presença da entidade em nível mundial nos mais importantes fóruns de discussão sobre o pré-fabricado de concreto, as atualizações ocorridas no programa de certificação, o Selo de Excelência Abcic, o fechamento de uma nova parceria com a academia neste caso a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que instituiu, neste segundo semestre, a disciplina optativa de pré-fabricados, e a participação ativa em âmbito governamental para trazer mais iniciativas de incentivo à industrialização na construção civil. 
No capítulo três, a Abcic reforça seu compromisso com a indústria e o mercado de pré-fabricado de concreto ao trazer uma matéria sobre o planejamento estratégico, que irá nortear as estratégias e ações da entidade nos próximos anos. "No início da última gestão, dentro do conselho, foi iniciado um questionamento: e os próximos 15 anos da Abcic? Como serão? E apesar da visão estratégica apontada pelo conselho, entendeu-se que teríamos um grande desafio e que deveríamos ouvir o mercado, as entidades parceiras e principalmente os associados", explica Íria. 
Tradicionalmente, o quarto capítulo destaca a aplicação do pré-fabricado de concreto em um segmento. Em 2013, o destaque ficou por conta do uso do sistema na ampliação dos principais aeroportos do país, que possuíam cronogramas ousados. Ano passado, a reportagem teve como foco os vencedores e menções honrosas do Prêmio Obra do Ano, que ressaltou o pré-fabricado como solução de engenharia para uma série de obras, desde empreendimentos comerciais, passando por obras da Copa até projetos de infraestrutura. Neste ano, a escolha foi o uso em shopping centers.
O Anuário Abcic 2015 conta com entrevistas e opiniões de renomados profissionais da iniciativa privada e da academia, bem como repre­sentantes do governo e de entidades do setor no Brasil e no exterior sobre os mais variados temas relacionados à importância e os benefícios pré-fabricado de concreto para a construção. “Sempre buscamos compartilhar conhecimentos que incentivem o desenvolvi­mento de uma política de industrialização no País", finaliza Íria.

MANUAL DA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA
Engenheiros, arquitetos, projetistas de estruturas e técnicos da construção civil brasileira terão acesso, a partir do próximo ano, a uma importante ferramenta para auxiliar na orientação e na tomada de decisão sobre a escolha de soluções em sistemas construtivos industrializados utilizados em suas obras. Trata-se do Manual da Construção Industrializada, que deve funcionar como um norte para o planejamento; projeto, incluindo as etapas de especificação, quantificação e orçamento das obras; contratação; fiscalização e aceitação de obras públicas ou privadas, com aplicação de componentes, elementos e sistemas construtivos industrializados.
Uma iniciativa da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, com o apoio da UnB - Universidade de Brasília e das principais entidades representativas dos diversos segmentos do setor, a publicação constitui um marco referencial da ação articulada e coordenada entre o governo e setor privado para impulsionar a industrialização na construção civil brasileira, objetivando ganhos de produtividade e competitividade.
Nesta primeira edição, o Manual foca as etapas de planejamento e contratação de obras. "Edições futuras do Manual devem complementar as etapas de projeto, fiscalização e aceitação", informa Claudionel de Campos Leite, coordenador do GT - Grupo de Trabalho Construção Industrializada e responsável pelo tema dentro da ABDI. Concomitante ao lançamento, uma versão eletrônica do Manual será disponibilizada no portal da ABDI e também nos sites das demais instituições parceiras da iniciativa.
O desenvolvimento do Manual foi feito no âmbito da Agenda de Ações do GT, coordenado pela ABDI e que conta com a participação de representantes do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Caixa Econômica Federal, CBIC –Câmara Brasileira da Indústria da Construção, DECONCIC-FIESP – Departamento da Indústria da Construção da Fiesp, ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais da Construção, Associação Brasileira de Drywall, ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, CBCA/IABr – Centro Brasileiro da Construção em Aço/Instituto Aço Brasil  e da ANICER – Associação Brasileira da Indústria de Cerâmica Vermelha. 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!