Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 18 - dezembro de 2019

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Aplicação de painéis pré-fabricados se diversifica e cresce no Brasil

Ao aliar tecnologia, qualidade, elevada produtividade, cuidado com o meio ambiente e distintas possibilidades estruturais e arquitetônicas, sistema construtivo pode ser visto em edifícios de múltiplos pavimentos, em empreendimentos...

Edifícios comerciais

A versatilidade da aplicação dos painéis pré-fabricados pode ser comprovada pela variedade de obras existentes. Na área de edifícios comerciais, um destaque é a construção do GH Corporate, moderno empreendimento com classificação Triple A, baseado no sistema do Núcleo de Real  Estate da Universidade de São Paulo (SP). Localizado na cidade de Indaiatuba, em São Paulo, a poucos quilômetros do aeroporto de Viracopos, conta com oito pavimentos de 1.555m² destinados a escritórios, subsolo técnico, térreo com anexo que contempla salão de convenções, laje de cobertura que abriga um restaurante e ático, perfazendo no total 11 níveis de lajes e 17.730m² de área total. 

Menção Honrosa na categoria Edificações do Prêmio Obra do Ano em Estruturas Pré-Moldadas de Concreto 2019, a obra é composta por painel alveolar destinado à estrutura de contenção (arrimo) e painéis arquitetônicos pré-fabricados pigmentados em tom preto com granilha preta exposta por decapagem da superfície. Segundo Marcelo Cuadrado Marin, diretor da Leonardi Construção Industrializada, um dos principais desafios esteve na interface dos caixilhos com os painéis, que exigiu um rigoroso controle de produção e de alinhamento na montagem dos painéis de concreto pré-fabricado. “Além disso, na fachada do edifício, entre os painéis, foram instalados painéis de vidro industrializados, que não permitem qualquer tipo de adaptação, o que demandou um controle ainda mais severo de produção e da montagem da estrutura”. 
A fachada do empreendimento possui um elemento de destaque em sua arquitetura: a presença de uma abertura que representa um pé direito duplo no quarto pavimento. Assim, para atender o projeto arquitetônico, no fechamento da estrutura foram adotados os painéis arquitetônicos em concreto pré-fabricado armado maciço com 120 mm de espessura perfazendo bom desempenho termo-acústico e sem a necessidade de acabamentos in loco. O painel foi projetado com dois diferentes tipos de concreto. Em uma primeira camada com 30 mm de espessura o concreto é pigmentado em tom preto com agregados em cor preta, esta face do painel fica exposta na obra, as juntas entre os painéis foram preenchidas com selantes  “ tailor-made” , onde a tonalidade do produto foi desenvolvida a partir da cor dos painéis exclusivamente para o projeto.


A Leonardi precisou executar protótipos para avaliação do padrão de acabamento dos painéis arquitetônicos pré-fabricados pigmentados em tom preto com agregados expostos. “A interface e comportamento em conjunto dos painéis em concreto com os caixilhos que recebem painéis de vidro insulados com 37 mm de espessura também foi objeto da montagem de um protótipo em escala real”, afirma Marin. Nos painéis de concreto pré-fabricado arquitetônicos foi projetado um perfil “c” enrijecido que abrangia todo o comprimento da parte inferior do painel para realização do contraventamento dos painéis de vidro. “Essa solução de projeto dispensou fixações in loco na interface do painel, facilitando a instalação da fachada unitizada e resultando em uma redução de mais de 40% no prazo de montagem desses elementos”, acrescentou.

Além dos painéis, o empreendimento contou com vigas, pilares, escadas e lajes alveolares fornecidas pela empresa. A montagem de estrutura e fechamentos levou quatro meses, envolveu sete profissionais - cinco oficiais de montagem, um soldador e um operador de guindastes, que operou um guindaste de 220 toneladas de capacidade. “Na fase de montagem, houve monitoramento e acompanhamento topográfico durante todas as etapas. Foi possível concluir a montagem com um desaprumo máximo de 1,8 cm da torre que tem 48,5 m de altura”, explicou Marin.
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!