Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 1 - maio de 2014

Acontece no Mundo

Balanço dos destaques e resoluções do Congresso da fib na Índia





Alguns exemplos de obras habitacionais e de infraestrutura em Mumbai, Índia.
Organizado em formato de CD, o trabalho apresentado pelo Brasil será transformado pelas entidades num hot site que terá por objetivo estimular a comunidade técnica a alimentar, de forma constante, este trabalho e se interagir mais com a própria fib. Entendimentos estão sendo mantidos entre a ABCIC e ABECE para o segundo semestre. O material do CD, que apresenta também um relevante histórico da atuação brasileira na fib, escrito pelo professor Vasconcelos e pela professora Lída Shehata, foi objeto de uma apresentação durante o evento por Stucchi e, de forma mais específica, as estruturas pré-fabricas brasileiras por Íria. Ela enfatiza que, ao ler o histórico, ficou ainda mais consciente da grande responsabilidade que as entidades e seus representantes têm de levar adiante o esforço e o brilhante trabalho dos antecessores.


Reunião da Comissão 6 de pré-fabricados da fib, realizada em Mumbai (Índia) que contou com representantes brasileiros.
Íria e Stucchi também participaram da assembleia que elegeu para a gestão 2015-2016 o presidente e vice-presidente da fib, respectivamente, Harald S. Müller (Alemanha) e Hugo Corres (Espanha).
Ambos os engenheiros, participaram também de um curso de um dia e meio sobre o MODEL CODE 2010, o Código Modelo para estruturas de concreto, referência internacional inclusive para os Eurocódigos e que, desde a primeira edição, também vem contribuindo para a normalização brasileira. Um dos objetivos foi o de trazer uma proposta para que um curso similar venha a ser realizado no Brasil ainda em 2014.
Para concluir, Íria ressalta que a Índia é um país fantástico que, apesar de todas as suas dificuldades, possui um povo que luta com dignidade para vencer. Pondera ainda que, assim como o Brasil, tem um potencial enorme e que precisa transpor políticas que transcendem a compreensão daqueles que, dia após dia, se mantém focados em seu trabalho na esperança de ver seu país se desenvolver ainda mais, pois a despeito de todos os desafios já está crescendo. “Fiquei surpresa com o elevado nível de seus engenheiros e com as obras de infraestrutura e habitacionais. Trouxe na bagagem importantes informações para o nosso setor já compartilhadas nesta edição e algumas palestras que ministrei e mais do que como profissional cresci como pessoa após estes intensos dias convivendo com uma cultura tão diferente e que nos faz refletir sobre todas as nossas oportunidades”, conclui a presidente da Abcic.


Ponte estaiada Worli-Bandra Sea Link em Mumbai, que liga os subúrbios da região oeste da cidade ao centro, faz parte de um complexo viário maior

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!