Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 1 - maio de 2014

Industrialização em Pauta

Bella Sky hotel: Copenhague, Dinamarca

Um hotel de duas torres de 23 andares, inclinando-se em mais de 15 graus uma da outra, unidas por pontes 

Sumário executivo
O Bella Center é um centro de conferências de referência situado em Copenhague, na Dinamarca. Em 2009, recebeu o Comitê Olímpico Internacional e a conferência COP15 sobre o clima. Um hotel estava previsto para ser anexado em preparação para estes eventos e para aumentar as instalações do centro de conferências.
A 3XN architects venceu o concurso para projetar o hotel com duas torres inclinadas de 23 andares. A inclinação de 15 graus visava maximizar as vistas dos quartos no lado interno do hotel, mantendo as bases adjacentes entre si.
Um edifício de estrutura de aço foi estudado, mas descartado devido a razões de rigidez. Uma construção de concreto pré-moldado foi favorecida em detrimento de concreto moldado in situ, visto ser o método de construção mais prevalente na Dinamarca e, portanto, de menor custo.
O projeto básico é constituído de uma série de paredes de concreto de suporte de carga que separam os quartos. Além disso, duas paredes correm ao longo do comprimento do edifício para formar o corredor e também proporcionar resistência às forças de tombamento devido à inclinação.
A complexidade da estrutura ocorre por causa das aberturas nessas paredes para portas e serviços em conjunto com a enormidade das cargas horizontais da inclinação do edifício.
O princípio básico é o de paredes portantes verticais com uma plataforma de concreto pré-moldado. Nas extremidades do edifício, paredes inclinadas são usadas para sustentar as verticais acima quando elas são rebaixadas. Nessas junções, as forças horizontais induzidas através das forças de rotação são grandes e precisam ser transferidas pelas lajes de pisos para as paredes longitudinais.
A utilização de elementos pré-fabricados demandou o estudo da transferência das forças pelas juntas dos elementos. O forte congestionamento de armaduras, além do fato de a maior parte da geometria da construção ser única, levou a um enorme esforço de concepção e de engenharia necessário para criar uma solução.
O resultado final é uma estrutura de hotel elegante e simples que salta para o livro dos recordes como um dos edifícios mais inclinados do mundo.
 

Dezembro de 2009
Palavras-chave: Hotel, torre inclinada, dinâmica, pontes, concreto pré-moldado, elemento de construção, edifício de grande altura, teste de túnel de vento, geometria complexa, edifício de referência.
Número do projeto: 760701
Unidade de negócios Ramboll: Dinamarca
Área principal de serviço: Edifícios e Projeto
Status: Concluído
Autores: Kaare K.B. Dahl e Lynden Spencer-Allen
 

Introdução
O Bella Center é um dos principais centros de conferências na Europa. Ele está localizado nos arredores de Copenhague, na Dinamarca.
A fim de acomodar melhor seus clientes, o Bella Center queria criar um hotel junto ao centro de conferências.
Em vez de um simples hotel, o Bella Center queria um edifício icônico que teria uma atração ao seu lado aumentando, assim, o interesse pela realização de conferências naquele local. Além disso, receber o Comitê Olímpico Internacional e a conferência COP15 no final de 2009 deu o incentivo para concluir o prédio o mais rápido possível.
No entanto, a mudança de propriedade do Bella Center significou atrasos para o financiamento do projeto, tornando impossível a entrega do hotel a tempo para esses eventos.
O Bella Center está localizado na ilha de Amager, a sudeste do centro histórico da cidade de Copenhague. O Bella Center mudou-se para o local no início de 1970, que na época não era desenvolvida em grande parte. Em 1994, uma zona de desenvolvimento chamada Ørestad foi iniciada, criando uma área de 600 m de largura por 5.000 m de comprimento, que englobaria o Bella Center. Desde então, novos edifícios e infraestrutura foram construídos na área, mais recentemente acelerados pela conclusão da ponte Øresund que liga a Dinamarca e a Suécia, que fica próxima ao local. Este é também o local do novo prédio da sede da Ramboll.