Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 31 - abril de 2024

PROJETANDO COM O PRÉ-FABRICADO

Brasil contribui para aprimorar a engenharia do concreto no mundo

Marcelo Waimberg Diretor da EGT Engenharia

O Brasil se destaca por praticar a boa engenharia e por acompanhar as principais discussões do setor no mundo, com relevante representatividade em organismos internacionais, como a fib (International Federation of Structural Concrete) e o ACI (American Concrete Institute). 

Certamente, nosso país possui limitações impostas por questões econômicas e sociais quando comparados a outras nações do Hemisfério Norte, como por exemplo, a menor disponibilidade de equipamentos modernos e de maior capacidade. Por outro lado, essas dificuldades incentivam a criatividade e originalidade dos projetistas e construtores, resultando estruturas funcionais e, de um modo geral, com custos mais acessíveis diante dos preços praticados no exterior.

Como membro do grupo tarefa 6.5, que realiza estudos de pontes pré-moldadas, no âmbito da Comissão da 6 de Pré-fabricados da fib, temos a oportunidade de contribuir nesse grupo, que conta com representantes de projeto e da indústria de diversos países, com as experiências brasileiras nessa área, assim como conhecer as vivências de outras nações para serem trazidas ao Brasil. O foco desse grupo tarefa é analisar questões relacionadas ao projeto e fabricação de pontes pré-moldadas, especificamente soluções com vigas pré-fabricadas. Assim, são estudados os trabalhos mais recentes em pontes pré-moldadas para estabelecer recomendações a proprietários, projetistas, construtores e fabricantes.

Nos últimos anos, o grupo publicou dois boletins, que versam sobre continuidade de pontes pré-moldadas de concreto em apoios intermediários (nº 94), e sobre concepção de superestruturas de pontes pré-moldadas de concreto (nº 99), que aborda os conceitos importantes para o engenheiro envolvido com o projeto e construção, e apresenta vinte e nove diferentes exemplos detalhados de soluções propostas para uma obra de 150 metros de extensão.

Um terceiro boletim está sendo concluído para publicação e tratará da estabilidade lateral de vigas pré-moldadas. Outro trabalho em andamento é um tema muito atual e que, talvez seja um dos grandes destaques do grupo: a aplicação de concreto de ultra alto desempenho (UHPC) em pontes pré-fabricadas. Trata-se de um assunto relevante para o futuro da construção civil, já aplicado em diversos países, e que estamos acompanhando no âmbito da fib, mas também no Brasil.

Em se tratando de projeto, o engenheiro precisa conhecer algumas especificidades da pré-fabricação em concreto, como a importância da concepção das ligações para o desempenho final da estrutura, a definição de elementos que conferem rigidez ao conjunto e algumas características típicas da construção industrializada, como o uso frequente de protensão com aderência inicial, a verificação de todos os elementos e do conjunto ao longo de todas as etapas de fabricação, transporte e montagem, e levar em conta o efeito do tempo em estruturas construídas por fases.

Ao conceber estruturas cujo comportamento estrutural esteja de acordo com as necessidades do projeto, é possível tirar o máximo proveito das características da indústria: qualidade do produto final, agilidade construtiva, maior eficiência no emprego de recursos, o que resulta em estruturas mais sustentáveis. 

Nesse sentido, o Brasil possui um grande espaço para uma tipificação e consequente industrialização de obras de infraestrutura, como pontes, por exemplo. Temos larga experiência com o uso de concreto na construção e a solução industrial em concreto é muito desenvolvida e competitiva frente a outras alternativas.

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