Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 21 - dezembro de 2020

ACONTECE NO MUNDO

Brasil participa ativamente de eventos virtuais promovidos pela fib

Professor Fernando Stucchi passa a integrar o fib fellows E A Engenheira Íria Doniak, presidente executiva da entidade, foi reeleita como membro do fib presiDIum até 2024

Com todas as dificuldades impostas pela pandemia neste ano, a Federação Internacional do Concreto (fib) venceu os desafios e de forma virtual e manteve sua agenda da qual o Brasil, incluindo a Abcic, tem ativa participação. A fib foi formada em 1998 pela fusão CEB (Comitê  Europeu  de normalização do concreto) e pela FIP (Federação Internacional da Protensão), congrega 42 países com grupos nacionais constituídos e tem por missão principal o desenvolvimento a nível internacional e o estudo científico e prático capaz de promover o avanço técnico, econômico, estético e de desempenho ambiental das construções em concreto.
No âmbito do público jovem foram promovidas atividades virtuais em duas frentes distintas: o 13º Simpósio de Estudantes de PhD, organizado em Paris pelo professor Jean Michel Torrenti, e o Simpósio fib em “Conceptual Design”, em Madri. O primeiro terá uma edição presencial entre 14 a 16 de junho de 2021, também em Paris. E o segundo será promovido presencialmente de 16 a 18 de setembro, na Suíça. Ao longo deste ano, o Young Members Group (YMG) ainda realizou diversos webinars e encontros online. 
Se ações voltadas ao público jovem são fundamentais para a perenidade da fundação, manter e reconhecer a contribuição ao longo de muitos anos dos veteranos é outro foco da entidade. Por isso, ela criou em 2020 o “fib fellows”. Para ser um “fellow”, é preciso atender alguns critérios, como ser um membro ativo na instituição ao longo dos anos, em especial nos últimos 10 anos; ser associado a entidade e engajado em seus valores; além de reconhecidamente ter contribuído com o desenvolvimento da engenharia do concreto e da fib no âmbito de ensino, pesquisa ou prática. 
Conforme explica a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, para iniciar esse grupo foi estabelecido com aprovação do conselho os primeiros membros, tendo como referência os medalhistas (fib e Freyssinet Medal), membros honorários e presidentes honorários (ex-presidentes da fib). Dentre os membros honorários, está o engenheiro e professor Fernando Stucchi, que foi homenageado em 2014 com o título de sócio honorário. Stucchi, é o “head” da delegação brasileira na fib, formada pelas entidades ABECE, ABCIC e IBRACON. Teve relevante atuação na condução do voto brasileiro e revisão do MC 2010 (Model Code/Código Modelo). E, novamente, está exercendo esse importante papel para o MC 2020. 

Professor Fernando Stucchi é o “head”  da delegação nacional e membro honário desde 2014

“O documento é de fundamental importância, sendo considerado pela comunidade técnica internacional como pré-normativo à normalização em concreto, razão pela qual a contribuição de todos os países presentes na entidade é vital”, acrescenta Íria. Durante 2020, quatro reuniões da Comissão 10, específica para o Código Modelo, foram realizadas. A primeira antes da pandemia em Praga e as demais de forma virtual, a partir da sede em Lausanne. O documento encontra-se em fase final de desenvolvimento, com pequeno atraso devido ajustes de agenda em função do texto atual, mas já em fase de revisão final para publicação. 
Outra atividade com a presença da Abcic foi a Assembleia Geral, realizada em 11 de outubro, a partir da sede, em Lausanne, no qual foram eleitos como presidente e vice-presidente para a gestão 2021-2022, Akio Kasuga (Japão) e Steve Foster (Austrália), respectivamente (confira a entrevista de Akio Kasuga na página 6). Na ocasião, o Presidium (Conselho) propôs a renovação de Íria como membro. Ela foi convidada a integrar o Conselho em 2014 pelo presidente eleito Harald Müeller (Alemanha), como “co-opted member”, que é uma prerrogativa do presidente, além de membros eleitos ter dois membros convidados. Posteriormente foi eleita por 4 anos em assembleia geral realizada em Cape Town em 2016 por 4 anos e agora reeleita até 2024. 
A ABCIC, em nome de seu conselho, diretoria e associados, parabeniza os profissionais Fernando Stucchi e Íria Doniak pela atuação e reconhecimento junto à fib, motivo de orgulho para o país. 
Dentre os eventos importantes em 2020, destaca-se ainda o webinar realizado em 24 de junho, com diversas palestras, incluindo a do engenheiro Marcelo Waimberg (EGT Engenharia), que coordena o grupo TG 6.5 de Pontes Pré-Fabricadas no âmbito da Comissão 6 de Pré-Fabricados. Marcelo discorreu sobre o boletim que vem sendo preparado pelo grupo e está prestes a ser publicado. 
Outro destaque foi o webinar realizado em 25 de novembro, que contou com a palestra de Íria, que abordou sobre o Estado da Arte da pré-fabricação no Brasil, trazendo uma abordagem histórica da importância da fib no desenvolvimento desse segmento no país, o estágio atual da normalização e cases de sucesso dentre eles o Parque da Cidade, que é capa desta edição da Revista Industrializar em Concreto.