Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 12 - dezembro de 2017

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Cadeia da construção industrializada de concreto trabalha em conjunto para o fortalecimento e crescimento do setor

Tanto a indústria de estruturas pré-fabricadas de concreto como seus fornecedores tem se empenhado para oferecer soluções com alto nível tecnológico, por meio do investimento contínuo em inovação, objetivando atender as demandas crescentes do mercado

Empreendimento habitacional no exterior com painéis autoportantes já é tendência no Brasil

“Nosso setor tem investido continuamente, mesmo durante este período difícil, a visão é de que devemos estar preparados para atender não somente novas demandas, como também desenvolver aplicações para novos nichos de mercado. Para tanto possuímos uma base sólida no Selo de Excelência Abcic que propicia condições para inovação, como na constante atualização e desenvolvimento da normalização. Estes fatores associados com o contínuo desenvolvimento de processos, especialmente em ações que culminam em aumento de eficiência e produtividade. O binômio qualidade-produtividade é o alvo permanente da cadeia do pré-fabricado", avalia Íria Doniak, presidente executiva da Abcic.
A modernização de fábricas somente ocorre porque os fornecedores oferecem, por exemplo, tecnologias de automação, que proporcionem um maior controle tecnológico, mais produtividade, menos desperdício e redução de custos. Um desses casos é o sistema carrossel - baseado na indústria automobilística, no qual o produto circula pelas estações de trabalho, recebendo cada componente - para fabricação das estruturas pré-fabricadas de concreto que tem recebido atualizações. Uma dessas tecnologias permite realizar a completa etapa de formas completa sem aplicação de elementos de enchimento, reduzindo a quantidade de perfis magnéticos a um número mínimo e aumentando a qualidade das estruturas ao permitir, por exemplo, a fabricação de cantos exteriores perfeitos, devido à eliminação dos elementos de enchimento de poliestireno e das frestas de chanfradura. Ainda neste sistema, houve avanços na precisão do robô.
Para a fabricação de escadas pré-fabricadas de concreto, a indústria já vem adotando as formas flexíveis, que possibilitam uma maior flexibilidade de produção, menos espaço em fábrica e no estoque, otimização do tempo e da mão de obra empregada para execução dos processos.  Ainda na questão das formas, outras melhorias foram implantadas, como as formas metálicas - sem o uso de madeira -, que permitem posicionamento flexível modular dos consoles, as que abrem e fecham hidraulicamente em minutos, e as multifuncionais para várias geometrias tanto para concreto auto-adensável como para concreto comum, empregando vibradores a longo de toda a fôrma.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!