Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 16 - abril de 2019

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Concessionárias de rodovias descobrem os benefícios do pré-fabricado

Obras concluídas com maior rapidez, a custos competitivos e diminuição de desperdícios são algumas das vantagens que criam novas oportunidades para a construção industrializada de concreto na malha rodoviária do país

Praças de Pedágio das Rodovias SP 255, SP 249 e SP 318 - São Paulo
Cliente:
Arteris/Viapaulista 
Volume de concreto: 2280 m3
Tipo de peças utilizadas: pilares, vigas, telhas, cabine dupla, cabine simples, submarino
Projeto estrutural: Planvia
Fornecedora das estruturas pré-fabricadas de concreto: Tranenge Construções

A Tranenge também atuou no fornecimento de duas obras de arte especiais em rodovias de São Paulo. A primeira foi no prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto (SP-070) até o município de Taubaté, no interior de São Paulo. Entre os maiores desafios desse projeto foi atender a demanda em três pontes (OAEs 1, 2 e 3), no trecho inicial, de modo a minimizar o impacto ambiental, adotando-se uma solução rápida para criar um corredor de fauna, exigência emergencial da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para liberar a licença ambiental para o todo o trecho do prolongamento da rodovia. Para isso, como solução principal foram usadas estacas-pilares em concreto pré-fabricado centrifugadas com dupla função, atendendo a fundação e pilar com a mesma peça; vigas longarinas protendidas em pistas, sistema de aderência inicial e pré-lajes em concreto armado.

Guindastes de 60 e 100 toneladas foram usados para montar as vigas transversais sobre os capiteis, as vigas longarinas e as pré-lajes

Entre as vantagens e resultados obtidos e reconhecidos pelos clientes, no caso a Artesp e a Concessionária Ecorodovias/Ecopistas, foram: redução de até 30% nos prazos contratuais e diminuição de 60% no efetivo de mão de obra direta e indireta alocado aos canteiros de obras. Além disso, para execução do projeto, a Tranenge realizou a montagem das 301 vigas longarinas protendidas, com içamento de até 16 vigas em um só dia e a montagem de 10419 pré-lajes, com a média de 240 peças diariamente. 
Já a duplicação SP 147 – Rodovia Eng. João Tosello, entre Engenheiro Coelho e Limeira, no interior de São Paulo, compreendeu dez obras de artes especiais com projetos alternativos, sendo quatro pontes, três dispositivos de retorno superior, dois dispositivos de retorno inferior, uma ampliação de aduela e 18km de barreiras extrudadas. O projeto teve início em novembro de 2017, com liberação parcial de trechos executados para entrega final até dezembro de 2018. 

Obras de arte especiais no Prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto - São Paulo 
Cliente: Ecorodovias/Ecopista
Volume de concreto: 1926,52 m3
Tipo de peças utilizadas: longarinas, estacas-pilares, pré lajes 
Projeto estrutural: Enescil Engenharia de Projetos
Fornecedora das estruturas pré-fabricadas de concreto: Tranenge Construções

Para a execução do projeto da OEAs da Rodovia Carvalho Pinto, foi realizada a montagem das 301 vigas longarinas protendidas, com içamento de até 16 vigas em um só dia e a montagem de 10419 pré-lajes, com a média de 240 peças diariamente

Um destaque dessa obra, conforme explica a Tranenge, é a ponte com projeto alternativo, que foi executada e liberada para o tráfego sobre o Ribeirão Tabajara. A situação inicial era para execução conforme projeto executivo da Concessionária Arteris/Intervias, elaborado com superestrutura em vigas pré-moldadas e fundações em estacas raiz para atender apenas à travessia do rio, com vão 20,60m, com solo reforçado nas cabeceiras até atingir nível da ponte. No entanto, o prazo necessário para estabilização dos aterros com solo reforçado iria ultrapassar a data limite para entrega total das obras. 
Assim, foi proposta a execução da obra, com fundação em estacas raiz e estacas pré-moldadas, com diâmetro de 60 cm com comprimento médio de 11 metros, trabalhando com dupla função estaca e pilar, num total de 96 unidades; superestruturas em vigas transversinas dispostas na direção transversal ao tráfego a cada 3,0m, com longarinas pré-fabricadas com sistema de aderência inicial (pré-tensionadas), e pré-lajes servindo de forma com armação principal, complementadas com segunda etapa de concretagem no local, aumentando o vão da ponte e mantendo o greide e gabarito. Além disso, na mesoestrutura houve a instalação de 4 blocos de apoios executados in-loco.

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