Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 18 - dezembro de 2019

ABCIC EM AÇÃO

Concrete Show 2019: Abcic lança Manual de Montagem e promove seminário

Mais de 150 profissionais do setor da construção prestigiaram a atividade da associação, ressaltando a importância da pré-fabricação em concreto

Seminário da Abcic tratou de temas importantes para o setor da 
construção, atraindo um público altamente qualificado 

O Concrete Show 2019 registrou a participação de mais de 350 marcas expositoras, que exibiram seus lançamentos em serviços, equipamentos e soluções para as cadeias construtivas do cimento e do concreto. Um dos destaques desta edição foi o lançamento do Manual de Montagem das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, promovida pela Abcic - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, no dia 15 de agosto.
A divulgação do material inédito foi realizada durante o Seminário Montagem das Estruturas Pré-moldadas de Concreto, que contou com a presença de mais de 150 profissionais do setor da construção. A presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, coordenadora do evento, relembrou em seu pronunciamento, a importância de algumas atividades promovidas pela entidade para o desenvolvimento do setor, como o Selo de Excelência da Abcic e a atuação constante para a normalização do segmento. 
Essas ações foram importantes para o desenvolvimento do Manual de Montagem, cujos autores são especialistas do segmento: Francisco Celso, Luiz Livi e Mairon Goulart. Além disso, a publicação contou com a validação da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e do Trabalho e Vida e as considerações finais do Diretor Técnico da Abcic, Marcelo Cuadrado, e do professor Marcelo Ferreira, coordenador do Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto da Universidade Federal de São Carlos (NETPRE/UFScar). 
“A experiência desses três dedicados engenheiros, somada à validação dessas entidades parcerias, do NETPRE e de nossa Diretoria Técnica bem como o workshop de validação realizado com empresas associadas, concede credibilidade ao Manual, uma vez que houve o crivo de especialistas do mercado para a consolidação da publicação, que contempla todos os pontos importantes para a montagem das estruturas pré-moldadas de concreto. É certo que, com a evolução do nosso segmento e o avanço das ferramentas da Indústria 4.0, como por exemplo, o uso de drones em inspeções e atividades de segurança do trabalho, o Manual também passará por atualizações”, disse Íria.
Para o engenheiro e projetista de estruturas Eduardo Barros Millen, membro do conselho deliberativo da Abece e responsável pela Diretoria Regional São Paulo, o Manual e Montagem representa um avanço importante para o setor de pré-fabricado de concreto. “A montagem é uma parte fundamental desse sistema; a segurança, a qualidade e a rapidez são elementos necessários para uma boa construção. O manual vem preencher a lacuna que faltava, pois temos normas e referencias, mas de forma um pouco esparsa. Ele englobou todos esses elementos em um único material, que certamente vai facilitar muito o entendimento e principalmente a melhoria da qualidade das construções”.
O professor Paulo Helene, diretor técnico do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), avaliou que o tema relacionado à montagem de estruturas pré-fabricadas de concreto é muito importante. “O futuro passa pela industrialização. Porém, ainda existem acidentes na construção no Brasil e há uma carência da engenharia em relação a alguns procedimentos corretos de montagem das estruturas. Assim, o manual vem em muito boa hora, no momento em que estamos aguardando um desenvolvimento e uma demanda maiores, trazendo mais segurança e tranquilidade para o setor. É uma ótima iniciativa da Abcic”, destacou.
Na questão relacionada aos acidentes, o professor Marcelo Ferreira, coordenador do NETPRE, acrescentou que eles acontecem, muitas vezes, por detalhes, por exemplo, de estabilidade e situações transitórias. E o manual vem no sentido de colaborar com a diminuição de riscos de acidentes em obras, porque traz recomendações detalhadas da montagem. “Esse procedimento passo a passo apresentado no Manual será importante para a segurança, mas também vai melhorar o desempenho final do produto. As normas são muito detalhadas em termos de projeto, mas a obra só termina quando ela é montada. Assim, qualquer erro na montagem final afeta diretamente sua qualidade”. 
O Seminário da Abcic teve uma programação abrangente, com palestras relacionadas à montagem, ligações, almofadas e sistemas de acabamentos. “É sempre importante realizar um evento dentro do Concrete Show porque os participantes aproveitam ainda para visitar a feira. Além disso, o lançamento do Manual de Montagem é um marco para nosso setor; ele será o guia para profissionais e empresas, possibilitando melhorar ainda mais os processos das companhias que já estão consolidadas e contribuindo para a padronização de operações, uma vez que está alinhado às boas práticas nacionais e internacionais. Certamente, trará muita segurança para toda a cadeia”, disse o vice presidente do Conselho Estratégico da Abcic, Guilherme Phillipi.