Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 14 - outubro de 2018

GIRO RÁPIDO

Enece 2018 terá convidado especial para falar sobre concreto pré-moldado

Com o tema “Redirecionando a engenharia estrutural”, o ENECE 2018 - 21º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural acontecerá no dia 25 de outubro, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo. O evento da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) terá a apresentação do engenheiro Farid Ibrahim, diretor da Clark Pacific, empresa líder no projeto, fabricação e construção de sistemas de construção pré-fabricados nos Estados Unidos.
Convidado especial para falar sobre concreto pré-moldado, Ibrahim é formado pela Universidade do Colorado e tem 35 anos de experiência em ajudar clientes, proprietários, designers e construtores a obter sucesso com design inovador e soluções de construção pré-fabricadas econômicas. Iniciou sua carreira na SA Miro como Engenheiro de Design, com foco em análise, projeto e inspeção de campo de sistemas estruturais de pisos, estruturas, fundações e sistemas de carga lateral de vários sistemas comerciais, industriais e residenciais. Atua na área de concreto pré-moldado desde 1985, quando ingressou na Stanley Structures em Phoenix (mais tarde adquirido pela Coreslab Structures) como Engenheiro de Projetos, onde foi responsável pela análise de sistemas prediais e pelo projeto de concreto estrutural pré-moldado,  arquitetônico e protendido.  
Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, assistiu a uma palestra de Ibrahim no 1º Congresso Ibero-Americano de Pré-moldados, realizado em Cancún, no México, em outubro do ano passado pela ANIPPAC (Associação Nacional da Indústria de Pré-moldado e Protensão). Na ocasião, ele abordou o conceito estrutural com uso de estruturas pré-fabricadas de concreto utilizados na obra sede da Apple, na Califórnia, cuja estrutura e painéis foram produzidas pela Clark Pacific, mesma empresa visitada pela missão Abcic apoiada pelo PCI (Precast Concrete Institute) em 2012. O complexo abrigará 14000 funcionários e contará com quatro andares e dois subsolos de estacionamento e um restaurante, que comporta 4000 pessoas. 
Segundo Íria, assistir à apresentação do engenheiro Ibrahim será uma oportunidade ímpar para os profissionais ligados à área de pré-fabricado de concreto, uma vez que ele trará contextos importantes do uso da solução de engenharia em projetos em países como os Estados Unidos. “Todo ano, o Enece procura trazer em sua programação uma palestra relevante sobre as estruturas pré-fabricadas de concreto, visando disseminar ainda mais a tecnologia para os projetistas”, avalia.
O engenheiro Ibrahim também estará presente, com palestras distintas  no evento realizado pela Trimble com apoio da Abcic – Trimble Day - Indústria 4.0, no dia 30 de outubro (vide pág. 49).
O evento ainda terá a palestra “Alcançando novas alturas em edifícios urbanos” de engenheiro Roberto Stark, do México, que possui mais de 35 anos de experiência em estruturas de concreto armado e protendido e, atualmente, está envolvido no projeto de estrutura dos edifícios mais altos do México. Após o encerramento do ENECE 2018, será realizada a cerimônia de entrega do 16º Prêmio Talento Engenharia Estrutural, premiação da Abece e da Gerdau que estimula o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da construção civil através do reconhecimento dos profissionais que atuam na área da engenharia estrutural. 
As inscrições para o ENECE estão abertas e podem ser efetuadas no endereço www.abece.com.br/enece2018, onde constam todas as informações sobre o evento.