Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 11 - agosto de 2017

EDITORIAL

Está surgindo um novo Brasil!

Caros Leitores,
Nosso país passa seguramente pela pior crise política de sua história com reflexos negativos no desenvolvimento e na economia. Diariamente somos surpreendidos por novas informações que apenas confirmam infindáveis listas de nomes de personagens envolvidos nas teias da corrupção. Mas, em meio a este caos, parece estar surgindo um novo Brasil. Na verdade, o Brasil daqueles que sempre trabalharam e lutaram por dignidade e percebem que precisam continuar a fazer a sua parte, independente das questões políticas e de complexas soluções, e seguem com persistência, investindo, inovando e trabalhando para fazer, de alguma forma, dar certo. 
É importante também observar que, independente de qualquer questão política, mesmo no governo, há que se considerar os aspectos técnicos e não políticos, que dizem respeito ao desenvolvimento sustentável do país, das empresas, dos empregos e que, independente de qualquer que seja a liderança, precisam assim como a reforma trabalhista, do nosso apoio para vencer.
Neste contexto, a ABCIC continua trabalhando pelo desenvolvimento do setor, pois nas horas de maior dificuldade é que provamos a nossa resiliência como setor e crescemos, nos reinventando e provendo as condições necessárias para o avanço tecnológico. Tem sido assim ao longo da história da nossa indústria. Esta edição da Industrializar em Concreto reflete muito este aspecto, respaldada pela palavra de um de nossos conselheiros, Rui Guerra, na coluna do empresário e pela matéria de capa.  
O fato é que a indústria de pré-fabricados constitui um setor que, ao longo de décadas de existência no Brasil, apesar de todos os desafios e distintos cenários econômicos e políticos, segue se aprimorando, razão pela qual, diferentemente das outras edições em que a matéria ?case? estava relacionada às aplicações em obra, nesta edição contempla a indústria da porta para dentro. Queremos de fato avançar e sairmos mais fortes deste momento.
Para tanto, um grupo de indústrias associadas atendendo ao apelo do comitê editorial, e constituindo uma amostragem representativa de diferentes regiões, nos enviou informações, algumas mais recentes ou em implantação, com o objetivo não de promover a sua empresa, mas de possibilitar ao mercado uma visão global do estágio de desenvolvimento do setor.
Sempre tivemos ao longo de nosso desenvolvimento um suporte importante proveniente da academia. O ponto de vista trazido por um de nossos mais importantes parceiros, o professor Mounir que, ao lançar a 2ª edição de seu livro, nos concede esta maravilhosa entrevista, que reflete em todos os sentidos o significado da palavra dedicação.
Participamos representando o setor em muitos eventos nacionais e internacionais e trazemos a nossa percepção para nossos associados e leitores. Estamos em plena fase de desenvolvimento de novas ações já publicadas nesta edição e recomendamos, ou melhor, mais do que isto, conclamamos a todos associados e parceiros a estarem conosco nas ações da entidade ou por ela apoiadas que ainda estão por vir. Vamos intensificar nosso networking e seguir potencializando nossa atuação.


Íria Lícia Oliva Doniak, Presidente Executiva da Abcic