Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 17 - julho de 2019

GIRO RÁPIDO

Evento do Instituto Mauá de Tecnologia oferece curso sobre pré-fabricados de concreto

O Instituto Mauá de Tecnologia promoveu, entre os dias 20 e 25 de maio, o SMILE 2019 - Semana Mauá de Inovação, Liderança e Empreendedorismo. A programação do evento foi composta por palestras, cursos, visitas técnicas e competições acadêmicas, que reuniram mais de 2.500 pessoas, entre alunos, professores e outros profissionais.   
O desenvolvimento do programa contou com o apoio da Abcic tendo sido construído a quatro mãos com a entidade e instituição de ensino. “Desde o início de sua fundação a Abcic tem investido no apoio às universidades tendo participado de inúmeras edições de semanas de engenharia nas universidades do país, bem como apoiando as disciplinas de estruturas existentes e o desenvolvimento de cadeiras optativas. “Entendemos que levar o conhecimento especializado ao aluno é uma ação estratégica para que as universidades possam interagir com a realidade do mercado e das empresas na formação do profissional do futuro”, destaca a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da ABCIC.
O sistema industrializado de concreto foi uma das atrações da semana de atividades. No dia 22 de maio, cerca de quarenta alunos acompanharam o curso 'Pré-Fabricados de Concreto: do Projeto à Obra Pronta', ministrado pelo engenheiro Luiz Livi, consultor da Cassol Pré-Fabricados. No dia seguinte, a turma conheceu em visita técnica as dependências da Protendit, fabricante de elementos de concreto associada da Abcic.   
De acordo com Livi, o curso foi um sucesso: "A recepção do conteúdo sobre pré-moldados de concreto pelos alunos foi excelente, pois eles estavam muito interessados nos aspectos de mercado desse segmento. Também fiz questão de destacar os aspectos de inovação tecnológica característicos do sistema industrializado, ponto que considero muito importante, pois toca em questões de produtividade e sustentabilidade".  
Januário Pellegrino Neto, professor associado do Instituto Mauá de Tecnologia, comentou sobre a abordagem do sistema pré-fabricado de concreto durante a semana SMILE: "O tema pré-fabricação é visto em algumas disciplinas de forma sucinta, com alguns aspectos de projeto numa disciplina e de industrialização e racionalização em outra; portanto, a visão de um especialista, experiente e de grande atuação no mercado, propiciando uma visão integrada de todo o processo da construção pré-fabricada - indústria, logística, projeto e execução -, junto a soluções inovadoras, em obras de edifícios ou infraestrutura, propicia uma oportunidade fantástica aos nossos alunos".
Sobre a visita técnica, Pellegrino afirmou: "Fomos recepcionados na Protendit pelo Prof. Sander Cardoso, que apresentou todo o processo de pré-fabricação e vários casos inovadores na construção de estruturas pré-fabricadas, complementando a apresentação do engenheiro Luiz Livi".