Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 12 - dezembro de 2017

ABCIC EM AÇÃO

Eventos de conteúdo no Concrete Show destacam o sistema pré-moldado de concreto

Abcic promove no Concrete Congress 2017 dois eventos, incluindo curso com conteúdo organizado pela entidade e Instituto Falcão Bauer, além de seminário sobre recentes publicações de livros e normas técnicas sobre a industrialização em concreto

Abcic levou para o Concrete Show 2017 dois eventos de conteúdo, que apresentaram a importância e os benefícios do pré-fabricado de concreto


O período desafiador vivido pela economia nacional está começando a ficar no passado. O Concrete Show, única feira a reunir toda a cadeia do concreto, alcançou um balanço comercial positivo de negócios gerados em sua última edição, promovida entre os dias 23 e 25 de agosto, no São Paulo Expo. Foi consenso entre as empresas expositoras e visitantes – mais de 18,5 mil pessoas – que a recuperação econômica é concreta. 
O evento movimentou o mercado com lançamentos de produtos e equipamentos de 350 marcas de sete países diferentes para todo o segmento ligado à indústria do concreto. Além da exposição, o Concrete Congress trouxe assuntos importantes e relevantes para os profissionais que atuam no setor. Um dos destaques da programação foi a participação da Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, que promoveu uma série de discussões com a realização do curso Qualidade das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto e ciclo de palestras com a temática Normalização Brasileira Pré-Moldada de Concreto. 
Segundo Renan Joel, diretor do Concrete Show South America, os 11 anos de sucesso do evento estão ligados diretamente às parcerias desenvolvidas durante esse tempo. “A colaboração da Abcic contribui para o fortalecimento do relacionamento empresarial e institucional do evento. Além disso, a Abcic ocupa uma posição estratégica na missão do Concrete Show ao oferecer um conteúdo exclusivo e qualificado para a capacitação dos profissionais da construção civil que participam todos os anos do Concrete Congress, realizado em paralelo à feira de negócios”, disse.
Nesse sentido, Joel afirmou que a Abcic é fundamental na condução de seminários que aprofundam o conhecimento sobre o uso de pré-moldados de concreto na construção civil. “A técnica ganhou nos últimos anos um espaço definitivo nos canteiros de obra do Brasil, uma vez que garante um sistema construtivo mais rápido, econômico, sustentável e também de pouco desperdício de materiais. A construção planejada com o pré-fabricado permite uma qualidade maior na entrega, porque a construção das peças dentro de uma indústria é submetida a um rigoroso controle de qualidade e especificações”, explicou. 


Palestrantes que ministraram o curso Qualidade das Estruturas Pré-Moldadas de Concreto


O primeiro evento promovido pela Abcic no Concrete Show foi uma amostra do curso disponibilizado pela entidade em parceria com o Instituto Falcão Bauer (vide box). Na abertura, Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, destacou o certificado de qualidade da associação como ferramenta muito importante de aperfeiçoamento de conceitos técnico: "O Selo de Excelência Abcic talvez seja a medida mais importante da associação, pois foi o indutor de todas as atualizações de normas e, à medida que fomentou o desenvolvimento tecnológico, nós conseguimos alimentar a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com dados que foram usados nas revisões de normas".  
Íria também falou sobre tendências e obstáculos que irão estar presentes no futuro do setor: "Iremos trabalhar cada vez mais com soluções mistas e híbridas e que tenham interface com outros sistemas construtivos, como a construção in loco e metálica. Ainda há gargalos sistémicos característicos do setor, como a alta tributação que continua nos penalizando". Outra tendência, segundo Íria, é o concreto Ultra-High Performance: "sabemos da crescente importância do concreto auto-adensável, porém, a tendência mundial é o uso do Ultra High Performance; portanto, o desenvolvimento de tecnologia deve passar por aí".   
Com o intuito de oferecer dados aos contratantes presentes na ocasião, Íria falou sobre alguns aspectos de seleção de fornecedores: "a recomendação da Abcic é checar as referências - questionar clientes das empresas em quesitos com atendimento e prazos, pedir registros no momento da contratação, visitar a obra em execução e observar detalhes conceituais, visitar a fábrica e estabelecer contato com os fornecedores -, desejável, mas não obrigatório, é verificar se há certificado de qualidade. O Selo Abcic, por exemplo, é específico do setor e obrigatório para todas as empresas associadas. Depois da entrega, é importante que existam planos de manutenção, como os exigidos para empresas a partir do nível 2 do Selo de Excelência Abcic".

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!