Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 11 - agosto de 2017

ACONTECE NO MUNDO

Eventos internacionais contaram com a participação da Abcic

Entidade foi representada por sua presidente executiva Íria Doniak em eventos realizados em maio e junho

O Brasil foi representado por Fernando Stucchi (ABECE) e por Íria Doniak (Abcic) na Assembleia Geral da fib, realizada em Maastricht, na Holanda

A forte atuação internacional da Abcic tem gerado importantes contribuições para o setor de pré-fabricados no Brasil. Neste ano, a entidade, por meio da participação de sua presidente executiva Íria Doniak, esteve presente no BIBM Congress 2017 e o Symposium da fib, realizados nos meses de maio e junho, respectivamente. Confira o relato de Íria sobre esses dois relevantes eventos.
O BIBM Congress 2017 foi promovido em Madri, entre os dias 17 e 19 de maio. O BIBM (European Federation for Precast Concrete) é a Federação Europeia da Indústria de Pré-moldados, uma importante organização sediada na Bélgica que congrega as associações europeias de pré-fabricação. A cada dois anos, uma das associações filiadas promove o Congresso visando à integração de seus membros e experts do mundo todo em pré-fabricação. O evento ocorre simultaneamente com a reunião anual da IPHA (International Prestressed Hollowcore Association), esta dedicada exclusivamente aos produtores de lajes alveolares e ao desenvolvimento do produto e do mercado. Por esta razão, logo após o evento, se realizou-se também em Madri a reunião da Comissão C6 de pré-fabricados da fib, federação internacional do concreto, nos dias 20 e 21 de maio, da qual a Abcic faz parte.
Na Europa, todo o tema de maior ênfase é o desenvolvimento sustentável da pré-fabricação para os próximos anos, que envolve importantes temas, como o ciclo de vida, a produção sustentável e novos mercados que são abertos para o sistema a partir, especialmente, de requisitos ambientais, nos quais o sistema construtivo possui um importante potencial de desenvolvimento.
Durante o evento, a direção da ANDECE - Asociación Nacional de la Industria del Prefabricado de Hormigón (Espanha) juntamente com o presidente da ANIPPAC - Asociación Nacional de Industriales del Presfuerzo y la Prefabricación A.C (México), Gabriel Santana Echeagaray, lançou o 1º  Congresso Iberoamericano de Pré-fabricados de Concreto, que será realizado em Cancun, de 25 à 28 de outubro, e contará com o apoio institucional da Abcic, entre outras entidades da América Latina e da Europa. O intuito é criar uma federação que congregue as entidades dedicadas à pré-fabricação da América Latina a exemplo do BIBM na Europa.
Posteriormente, em junho, no período compreendido entre 9 a 14, em Maastricht, na Holanda, participei representando a Abcic juntamente com o engenheiro Fernando Stucchi, representando a ABECE, entidades que formam o grupo nacional brasileiro junto à fib das atividades desta entidade: reunião com os Coordenadores dos Comitês Técnicos, reunião do Conselho Técnico, Assembleia Geral e Simpósio. O Simpósio, sob o tema High Tech Concrete: Where Technology and Engineering Meet, teve como destaque uma mesa redonda com representantes de organismos públicos ligados a contratação de obras públicas e de mobilidade urbana em torno de temas ligados a novos projetos e manutenção das estruturas de concreto. Os representantes eram provenientes dos três países, já que Maastricht é a cidade das três fronteiras: Bélgica, Alemanha e Holanda. O concreto tem sido protagonista de relevantes obras nos três países e a ideia de trazer os contratantes para um debate desta natureza sensibilizou os participantes para o ponto de vista dos usuários. 

 

Presidente da fib, Hugo Corres em seu discurso de abertura do evento

Além deste momento, as palestras magnas trouxeram temas atuais e importantes relacionados à industrialização em concreto: O Ultra High Prerformance Concrete – technology for Present and Future proferida pelo professor e pré-fabricador Yen Lei Voo, da Malásia, que mostrou aplicações práticas em obras de infraestrutura, o 3D Printing - A Structural Engineering Perspective pelo professor Theo Salet, da Edinhoven University of Technology (Holanda), e uma visão interessantíssima sobre normalização trazida pelo professor Joost Walraven, na qual as normas não podem limitar o desenvolvimento tecnológico. 
Além disso, nas sessões paralelas, participei daquelas relacionadas à pré-fabricação que tratavam de temas específicos como lajes alveolares de concreto protendido e ligações. Estar atualizada é muito relevante para que eu possa contribuir em distintos fóruns no Brasil com o avanço do setor em distintas frentes de atuação.
Durante o evento, estivemos, o professor Fernando Stucchi e eu, na conclusão do programa do workshop que será realizado no Brasil referente às discussões relacionadas ao Código Modelo da fib das estruturas de concreto 2020. O documento como texto base é precursor dos Eurocódigos. Um dos primeiros workshops será realizado no Brasil um dia após o ENECE (Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural) pela ABECE e pela ABCIC.