Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 20 - outubro de 2020

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Excelência em estruturas pré-fabricadas de concreto

Atendimento a requisitos de qualidade, segurança e meio ambiente, desde a tecnologia do concreto a precisão dimensional, da proposta encaminhada ao cliente à segurança de montagem, integram o programa Selo de Excelência Abcic, indutor do desenvolvimento tecnológico do setor que se traduz em competitividade na gestão empresarial e com resultados práticos evidenciados pelos clientes

Investimento em equipamentos, desenvolvimento  e treinamento dos  procedimentos de execução, ambiente limpo e seguro associados ao rígido controle de qualidade tem possibilitado atender aos requisitos estabelecidos.

A Premodisa, outra empresa pioneira na implementação do Selo de Excelência Abcic, compartilha que aprimorando o controle de processo é possível maior assertividade no planejamento e cronograma. “Nós criamos o CAEP (Centro de Apoio e Educação) para atendimento do grupo. Mas, futuramente, pretendemos franquear vagas de cursos a comunidade local. A estrutura de treinamento possibilitou melhorar significativamente não somente a comunicação interna, mas também a interlocução com nossos clientes. Credibilidade e integridade são conceitos fortemente relacionados com o programa Selo”, disse o diretor da empresa, Rui Sérgio Guerra.
Associada à Abcic desde 2018, a Pré-Vale decidiu aderir rapidamente o Selo de Excelência Abcic, uma vez que o conceito de desenvolvimento sustentável já estava presente na empresa. Isso inclui atividades de responsabilidade social reconhecidas pelo Governo de Santa Catarina, desde 2011, e premiadas com o troféu Responsabilidade Social ALESC SC em 5 edições (2011,2012,2014,2017 e 2018). Ao mesmo tempo, a companhia vem implementando em paralelo a filosofia Lean Manufacturing e o 5S. 

Das salas de aula à prática e qualificação dos resultados obtidos, os treinamentos tem sido uma importante ferramenta no desenvolvimento da s empresas. Mesmo em tempos de Pandemia e respeitando as medidas sanitárias eles continuam ocorrendo nas empresas.

“Todos os programas voltados à responsabilidade social e ambiental, incluindo o programa de Gestão de Resíduos Sólidos, que já constavam desde 2011 de nosso balanço social se integraram com a obtenção do selo. Isso proporciona um cenário muito positivo para melhoria contínua e desenvolvimentos futuros”, destaca a diretora industrial da companhia, Anestine A. Jaeger.
Com duas plantas de produção, a Rotesma já possuía a experiência da certificação ISO 9001 e 14001, mas integrou os dois programas com o Selo de Excelência ABCIC. “Nossas duas unidades possuem o Nível II do Selo de Excelência que, apesar de analisar o processo, possui impactos diretos na qualidade do produto final, além de nos permitir avaliar resultados para investimentos futuros em novas tecnologias e expansão. Possuir o selo representa a segurança de estar em conformidade com as normas técnicas aplicáveis ao pré-moldado. É o nosso manual de boas práticas”, pondera o diretor da Rotesma, José Antonio Tessari.

A integração do Selo de Excelência com programas ambientais e sociais extensivos a comunidade é destaque em empresa de Santa Catarina.

“A partir dos depoimentos dos empresários do setor, é possível claramente identificar que o Selo de Excelência Abcic tem promovido o desenvolvimento sustentável do setor. É consenso das empresas que as auditorias, além de permitirem um feedback importante para o processo de melhoria contínua, pois trazem um olhar isento uma vez que são conduzidas pelo IFBQ (Instituto Falcão Bauer da Qualidade), organismo de terceira parte, atestam a certificação, porém o maior benefício indiscutivelmente é o progresso e desenvolvimento das organizações”, avalia Íria.

O selo de Excelência produz dados importantes através dos quais empresários tem se pautado para nortear os seus investimentos

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!