Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 15 - dezembro de 2018

GIRO RÁPIDO

Firjan e entidades do setor preparam Plano Estratégico Setorial da Construção Civil

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por meio do Grupo Setorial da Construção Civil, que reúne 18 sindicados da cadeia produtiva desta indústria, promoveu em 29 de outubro o workshop “Plano Estratégico Setorial da Construção Civil”, no qual foi definido as diretrizes de atuação para 2019 da federação. Para ampliar o debate, o evento contou com a participação de diversas entidades, empresas e especialista do setor, entre os quais: ABCIC, Associação Brasileira de Drywall, UFRJ/Poli, USP/Poli, RJZ Cyrela, Construtora Mozak, entre outras.   
 "A Abcic já havia atuado com a Firjan na definição do planejamento estratégico de 2017, quando a pauta 'industrialização' foi definida. Agora em 2018, buscamos novamente uma aproximação com a Abcic, entre outras associações, empresas e setores da academia, para definir o próximo planejamento estratégico", explica o coordenador da Divisão de Desenvolvimento de Setores Estruturantes da Firjan, Roberto da Cunha.  
 Como diretrizes para atuação foram definidos os seguintes temas: Produtividade e Qualidade, Sustentabilidade e Valorização do Setor, que serão desdobrados em diversos projetos e ações a serem implementados pela Firjan no próximo ano. Roberto da Cunha explica que o objetivo das ações do planejamento da Firjan irão permear as atividades desenvolvidas pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). "Os três pontos definidos pela Firjan irão incentivar a capacitação profissional em vários níveis; nosso objetivo é que atinjam desde o operário da construção civil até o engenheiro", comenta Cunha. 
 O principal desafio identificado foi o de elevar a produtividade, considerando as etapas do ciclo de vida do empreendimento. Esta necessidade está diretamente vinculada a fatores relacionados aos custos crescentes da mão de obra, ao baixo grau de industrialização e mecanização usados no processo de produção, à baixa adoção de métodos de gestão, à baixa qualidade dos projetos e do planejamento, à carência de mão de obra capacitada em todos os níveis, ao elevado custo dedicado à burocracia, entre outros. "Aliado ao objetivo de aumentar a produtividade, julgamos ser indispensável promover a industrialização da construção e a adoção de métodos construtivos atuais. Nesse sentido, o apoio da Abcic foi muito importante para a definição de nosso planejamento estratégico", conclui Cunha.  
 Para atender a este desafio serão delineados além dos projetos de capacitação profissional, os de consultoria e difusão relacionados à Digitalização da Construção com foco em BIM, a Modernos Métodos Construtivos com base em tecnologias construtivas industrializadas e à Sustentabilidade com ênfase em energias renováveis.
 

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!