Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 10 - abril de 2017

ESPAÇO EXECUTIVO

Futuro Promissor

A conjuntura econômica e o desgaste político afetaram todos os setores produtivos. Com o pré-fabricado de concreto não foi diferente. O Rio de Janeiro, por exemplo, era um mercado em que nosso setor vinha crescendo bastante em decorrência não apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, em que a pré-fabricação foi destaque, mas também da Petrobras. No entanto, esse cenário mudou. Com isso, em 2016, registramos uma perda de 25% no nosso faturamento em relação a 2015. 
Porém, neste início de ano, já percebemos uma ligeira melhora em termos de consulta e nossa expectativa é de uma retomada, principalmente, em 2018. Atualmente, vemos uma diversificação nas áreas de atuação de nosso sistema construtivo, com demandas e consultas para a construção de estacionamentos e edifícios-garagens. Tanto é que já fizemos duas obras no Rio de Janeiro. Observo, também, uma grande demanda em prédios comerciais, em hospitais e em edifícios com múltiplos pavimentos. Essa tecnologia para edifício residencial é ainda pouco utilizada, mas acredito que o futuro é muito promissor.
Essas novas demandas e consultas demonstram que a solução tem ainda muito espaço a ocupar. Além da agilidade na obra, o pré-fabricado de concreto traz a qualidade da estrutura, uma mão de obra qualificada e possibilita que a construtora realize muito mais projetos em menos tempo. Considero, portanto, esse sistema imbatível, sendo parte da evolução tecnológica da construção civil e, cada vez mais, necessário para atender o cenário atual, uma vez que as indústrias têm adotado posturas mais dinâmicas em termos gerenciais.
Nosso segmento possui importante papel dentro da construção civil no país e, por estar consolidado no mercado, não é um sistema que numa crise será descartado, afinal ele faz parte do processo tecnológico. E, esse protagonismo deve-se, também, ao grande desempenho da Abcic. A entidade foi fundamental para o setor porque conseguiu criar para as empresas de pré-fabricado uma visão de seriedade, de buscar novas tecnologias, e de nos unirmos para que pudéssemos divulgar o sistema. 
Houve um tempo em que a concorrência com os demais sistemas construtivos industrializados era muito grande e nós tínhamos pouco respaldo institucional. Hoje, com as sólidas ações da Abcic houve um grande avanço na divulgação do sistema a ponto de enxergarmos nos sistemas concorrentes um potencial ainda maior para o uso dos pré-fabricados, por meio da combinação com esses sistemas.
No entanto, com o trabalho ativo e muito bem feito pela Abcic, o pré-fabricado de concreto ganhou ainda mais espaço, por meio de uma atuação e divulgação robusta junto aos ministérios do governo federal, as principais entidades setoriais e ao próprio mercado, ressaltando nossa evolução tecnológica, os benefícios do sistema construtivo, além do que a entidade levou conhecimento para os profissionais, ao proporcionar a realização de cursos em todo o Brasil. 
Hoje, temos ações integradas que ajudam a ocupar espaços respeitados, como por exemplo, na área de normalização, na qual a Abcic é uma instituição conceituada por seu elevado nível técnico. Temos também o Selo de Excelência Abcic, um processo reconhecido por nossos clientes que, em muitas situações, exigem que nós tenhamos o selo. 
Assim, o futuro do pré-fabricado de concreto é evidentemente promissor. Haja vista que no "boom" da construção civil, nosso sistema se mostrou realmente muito forte, estando em diversos tipos de obra (industrial, infraestrutura, imobiliária). Além do mais é uma solução construtiva com muito espaço para crescer e para ajudar o Brasil a crescer. 


João Gualberto R. Almeida
Superintendente de Marketing e Vendas da Incopre

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!