Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 2 - agosto de 2014

GIRO RÁPIDO

HOMENAGEM: O legado de “Lelé”, um entusiasta do pré-moldado

O arquiteto João da Gama Filgueiras Lima, conhecido como “Lelé”, fez parte da equipe responsável por projetar e construir Brasília e foi um dos pioneiros na defesa do uso de pré-moldado na construção civil brasileira. Falecido aos 82 anos, no último mês de maio, “Lelé” sempre ponderava que o pré-fabricado acelera o progresso do País e é capaz de reduzir o déficit de construção de escolas, hospitais e habitações. A defesa que ele fazia do pré-moldado era tão enfática que alguns o definiam como o “pai do pré-moldado de concreto” no Brasil. 


Formado em 1955, pela Faculdade Nacional de Arquitetura do Brasil, atual UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, “Lelé” desenvolveu sua tecnicalidade com pré-moldados em cursos realizados no Leste Europeu nos anos 1960. Tal aprendizado foi posto em prática na construção da Universidade de Brasília (UnB), sua primeira grande experiência com a industrialização da construção civil. Nos anos 1970, iniciou uma série de projetos para a Rede Sarah de hospitais, que até hoje é referência em termos arquitetônicos e construtivos.
Em todos esses projetos, se preocupou em desenvolver soluções com função social e que também poupassem recursos, seja por meio de arquitetura que privilegiada o uso da luz e da ventilação natura, principalmente com técnicas que permitiam construir mais, melhor, mais rápido e com menos materiais. Também já demonstrava cuidados com o uso e a manutenção dos edifícios que projetava, revelando assim, já nos anos 60 e 70, uma preocupação com sustentabilidade ambiental, que só bem mais tarde viria a predominar. Em 2012, ganhou a Medalha de Ouro da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos, a premiação mais importante de arquitetura nas Américas. No ano passado, seu livro Arquitetura: uma Experiência na Área da Saúde foi destaque do Prêmio Jabuti.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!