Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 1 - maio de 2014

Giro Rápido

ICCX Latin America 2014 teve a participação de 350 profissionais

Profissionais da área de concreto participaram do evento técnico realizado em Florianópolis
O setor do concreto esteve reunido na cidade de Florianópolis no final de março para a realização do ICCX Latin America 2014. Durante quatro dias de evento, 350 profissionais brasileiros e do exterior, em especial da América Latina, puderam participar de cursos técnicos, de uma conferência, de uma exposição e de uma visita técnica a uma fábrica de pré-fabricados de concreto.
No primeiro dia do evento (25 de março), os visitantes puderam participar de cursos técnicos. O primeiro foi ministrado pelo professor Joost Walraven Universidade de Delft, na Holanda, por Stef Maas, gerente técnico da FEBE – Federação Belga da Indústria Pré-fabricada de Concreto, e por Fernando Stucchi, professor da Poli/USP e diretor da EGT Engenharia, e abordou, entre outros temas, as aplicações e projetos com adoção de lajes alveolares, concretos especiais e o código modelo da fib 2010 para estruturas de concreto. Já o segundo curso foi proferido pela professora Carmen Andrade, do National Research Council of Spain (CSIC), abordou a durabilidade do concreto em edificações.
A conferência, realizada nos dias 26 e 27 de março e contou com uma programação extensa para debater tópicos como infraestrutura, energia, aplicação, manutenção e tecnologia em concreto e blocos e lajes em concreto. Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, ministrou a palestra de abertura, contextualizando o cenário atual e os desafios da indústria de estruturas de pré-fabricados no Brasil. Já a exposição teve a participação de empresas nacionais e internacionais que apresentaram suas soluções e produtos inovadores para o segmento, com a realização de networking, contatos e negócios.
No dia 28 de março, último dia do ICCX Latin America 2014, mais de 100 profissionais participaram da visita à fábrica da Pré Fabricar, situada em Ibirama, Santa Catarina. A empresa, que processa 100 mil m³ de concreto anualmente, utilizado em sua maioria para a produção de elementos para estruturas pré-fabricadas de concreto e lajes alveolares protendidas, possui o Selo de Excelência da Abcic.