Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 28 - abril de 2023

GIRO RÁPIDO

Indústria apresenta 12 pautas prioritárias ao Congresso Nacional

Congresso Nacional recebe as pautas prioritárias da indústria

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou no dia 28 de março, em sessão solene no Congresso Nacional, a edição de 2023 da Agenda Legislativa da Indústria. O documento reúne 12 pautas prioritárias, com mais de 130 projetos que enfatizam a sustentabilidade, reindustrialização, retomada de empregos e atração de investimentos.

“O debate sobre a necessidade de se reindustrializar o Brasil e promover a transição para uma economia de baixo carbono tem engajado lideranças políticas e industriais. A Agenda traz propostas que contribuem para alcançarmos o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental”, afirmou Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

Ele ressaltou que o Brasil precisa de uma indústria forte e diversificada que contribua para o desenvolvimento de longo prazo. “Para termos maior produtividade e competitividade, é necessário retirar os obstáculos impostos pelo Custo Brasil e cuidar bem do ambiente macroeconômico”, acrescentou. 

O documento contou com a participação de 139 entidades, que estiveram envolvidas no processo de elaboração. Foram 23 entidades a mais do que em 2022. As propostas incluídas na Agenda foram debatidas por 450 representantes das 27 federações estaduais das indústrias e 112 entidades setoriais nacionais. A Abcic participou desse processo. 

De acordo com a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic “o evento foi de fundamental importância. Além da excelente contextualização conduzida pelo Presidente Robson, compactuo com o pronunciamento do Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania), um dos proponentes do evento no Congresso, que dentre outros fatores destacou a necessidade que o nosso país tem de investimento em infraestrutura, uma das importantes barreiras para o crescimento tanto do agronegócio quanto da indústria, a falta de capacidade logística afeta sobremaneira a economia. E sem dúvida é um aspecto também de grande relevância para a construção civil como protagonista deste desenvolvimento”.    

José Carlos Martins, presidente da CBIC, e a engenheira Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, acompanham lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 

A Agenda visa contribuir com o Poder Legislativo para a votação e aprovação de propostas que resultem na recuperação da economia brasileira. As doze prioridades englobam a Reforma Tributária, o aprimoramento da lei do licenciamento ambiental, a regulamentação do mercado de crédito de carbono, a modernização do setor elétrico, Marco Legal do Reempremdedorismo, modernização da Lei do Bem, Marco Legal das Garantias, Estatuto do Aprendiz, permissão para o Trabalho Multifunção, regulamentação do “Limbo previdenciário”, incentivos de IRPJ e reinvestimento dentro da Sudam e Sudene (PL 4416/2021), e o Código de Defesa do Contribuinte. 

Em sua 28ª edição, a Agenda Legislativa da Indústria é o principal instrumento de diálogo da indústria com os parlamentares, o governo federal e a sociedade civil. O documento traz um amplo conjunto de propostas capazes de melhorar o ambiente de negócios, atrair investimentos e melhorar a competitividade da economia brasileira, proporcionando a criação de emprego e o aumento da renda para o país.

Robson Braga de Andrade: “A Agenda traz propostas que contribuem para alcançarmos o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade ambiental”

Para acessar o documento na íntegra:
https://static.portaldaindustria.com.br/portaldaindustria/noticias/media/filer_public/c4/e4/c4e4e716-1f42-4977-a7f8-70a01ec27228/agenda_legislativa_da_industria.pdf

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!