Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 14 - outubro de 2018

ESPAÇO EMPRESARIAL

Industrialização e o desenvolvimento tecnológico

A indústria da construção é um dos setores mais importantes do país.  Através dela, a maioria dos projetos e investimentos vira realidade. Tem um papel extremamente relevante em nossa economia, seja pela importância do PIB da construção, seja pela capilaridade na geração de empregos diretos e indiretos, produção de insumos, transporte e nos profissionais de várias escolaridades e competências que vivem e prosperam por sua atividade.
Quando avaliamos a evolução da produtividade da construção no mundo e comparamos com a do Brasil, conseguimos ver o desafio e a grande oportunidade da indústria do pré-fabricado, que é através da industrialização acelerar este salto de produtividade, velocidade e competitividade da construção no País. Essa é a natureza de nosso negócio.
A industrialização e o desenvolvimento tecnológico são alavancadores importantes no desenvolvimento de qualquer setor. Estamos presenciando isso de forma muito forte na indústria 4.0; as fábricas digitais usam internet das coisas, inteligência artificial, interação simultânea com todos os participantes da cadeia de valor e o resultado disso estamos vendo na prática: produtos personalizados, de qualidade e com custos competitivos.
Esse é o desafio da indústria de pré-fabricados de concreto: evoluir de forma muito rápida para o 4.0. Isso envolve uma mudança significativa na estrutura e cultura das empresas, na formação de nossos profissionais e principalmente na forma de se relacionar com os clientes, fornecedores e parceiros. 
O BIM já é uma realidade. Como resultado, temos projetos mais assertivos, com envolvimento simultâneo de todos participantes e, consequente, redução de falhas, atendimento ao cronograma e maior competitividade. Ainda temos os desafios na otimização de processos e automação de nossas fábricas.
O desenvolvimento tecnológico é a chave para a evolução de qualquer segmento. O processo de inovação mudou, é um processo compartilhado, precisamos estar conectados aos clientes, colaboradores, fornecedores, cientistas e, principalmente, com as “construtechs” – hoje essas “startups” são responsáveis pelas maiores disrupções de modelos de negócio no mundo. 
Como pauta permanente, a ABCIC tem papel fundamental no posicionamento estratégico do setor, dando visibilidade e relevância dentro da cadeia da construção, além de promover a integração entre os associados e os “stakeholders”. Outro papel é incentivar a adesão ao programa de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente, o “Selo de Excelência Abcic”, garantindo confiabilidade dos associados no mercado.  Nestes tempos mais difíceis, tem ainda o papel de facilitadora na representação das demandas do setor aos órgãos competentes, visando ao estimulo da atividade da construção, busca do aumento da competividade e trabalho regulatório. No médio prazo, o desenvolvimento tecnológico para a jornada da indústria de pré-fabricados 4.0 juntamente com a visão 360º de sustentabilidade são ótimos desafios.
Estamos vivendo um momento importante de renovação, agora temos orgulho de ter meu filho Felipe Cassol como responsável pelas vendas do Sudeste. Nosso setor amplia significativamente a média de tempo presente na construção e a sucesso passa a ser um tema importante, ao mesmo tempo em que os futuros gestores estão mais preparados para a nova fase de avanço tecnológico. 
Assim que a economia começar a retomar, nossa indústria tem condições de responder rapidamente à demanda que virá, com velocidade, qualidade e competitividade em qualquer setor, pois nossas soluções de engenharia evoluíram muito.
Precisamos, dessa forma, manter a austeridade, a busca permanente pela competitividade, a segurança de nossos colaboradores, a evolução tecnológica para atender melhor nossos clientes e, principalmente, uma atitude positiva, sabendo que sairemos desta crise mais fortes e preparados para construir prosperidade em toda cadeia da indústria do pré-fabricado de concreto.