Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 11 - agosto de 2017

ABCIC EM AÇÃO

Industrialização em concreto terá eventos de conteúdo no Concrete Show 

Abcic promoverá duas atividades de conhecimento: um curso e um seminário, além do lançamento da 2ª Edição do Livro Concreto Pré-Moldado: Fundamentos e Aplicações, do professor Mounir Khalil El Debs e do programa de capacitação profissional em parceri


Painéis de concreto possuem elevado potencial de utilização no país e serão tema do Seminário da Abcic


Um dos principais eventos da área da construção acontecerá entre os dias 23 e 25 de agosto, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. O Concrete Show irá reunir marcas expositoras de mais de 40 segmentos que oferecem soluções desde equipamentos para terraplenagem, canteiros de obras e projetos estruturais até tecnologias de ponta para a cadeia produtiva do concreto, serviços e acabamento.
Um dos setores que terá destaque nesta edição é a construção industrializada de concreto, por meio da participação ativa da Abcic, que preparou uma programação especial, com a realização de um curso, de um seminário e do lançamento da segunda edição do livro Concreto Pré-Moldado: Fundações e Aplicações, de autoria do engenheiro e professor Mounir Khalil El Debs.
Segundo Íria Doniak, presidente-executiva da Abcic, a proposta deste ano, assim como nos anos anteriores, é proporcionar conteúdo qualificado para os profissionais que participarem do Concrete Show. “Em especial, temos uma novidade importante, que é a publicação recente da revisão da principal norma, a ABNT NBR 9062, relacionada às estruturas pré-moldadas de concreto e a nova norma de painéis pré-moldados. Além de debater importantes conceitos e atualizar o mercado nestes aspectos, o potencial do uso de painéis pré-moldados de concreto é muito relevante e temos observado um movimento importante neste sentido”. 
A primeira atividade será a realização do curso Como avaliar a qualidade das estruturas pré-moldadas de concreto, no dia 23 de agosto (ver a programação no box da página 34). O curso, que conta com a participação do engenheiro Roberto Bauer, traz uma abordagem prática não apenas da avaliação durante a produção e montagem, mas também se relaciona aos requisitos de contratação e certificação. “Trata-se de uma mostra de vários cursos que integraram o programa que a ABCIC lança em parceria com o Instituto Falcão Bauer de Qualidade (IFBQ)", conta Íria.
O curso será uma oportunidade para aprofundar e atualizar conceitos relacionados ao controle de qualidade das estruturas pré-moldadas de concreto e para conhecer as diferenças entre as estruturas pré-moldadas e convencionais moldadas no local quanto à realização do controle de qualidade. Em sua programação, haverá a apresentação de como estruturar uma avaliação para fins de auditoria interna da qualidade ou de uma auditoria de fornecedor para casos de contratantes das estruturas e serão mostrados os cuidados na escolha, execução e/ou aquisição do sistema construtivo. 
Já no dia 24 de agosto, das 14h às 18h, a Abcic promoverá o seminário Atualização em Estruturas e Painéis de Concreto Pré-Moldado, que contará com a participação de especialistas, que debaterão as possibilidades e o potencial do uso do pré-fabricado de concreto com a atualização das normas ABNT NBR 9062:2017 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado,  e ABNT NBR 16475: 2017 - Painéis de parede de concreto pré-moldado - Requisitos e procedimentos. 
Coordenado por Íria, o Seminário vai apresentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento dos produtos e dos processos das estruturas pré-moldadas de concreto. O evento é direcionado a engenheiros, arquitetos, tecnólogos, técnicos, profissionais que executam as estruturas, clientes e clientes potenciais do sistema construtivo, professores e pesquisadores da área de estruturas de concreto, alunos de pós-graduação e dos dois últimos anos de graduação dos cursos de engenharia civil, arquitetura e tecnologia da construção.