Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 14 - outubro de 2018

GIRO RÁPIDO

Instituto de Engenharia recebe palestra sobre emendas mecânicas

Com a publicação da revisão da norma ABNT NBR 9062:2017 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado, o tema de ligações dos elementos pré-fabricados de concreto voltou a ser bastante discutido por fabricantes e por projetistas, em decorrência de sua importância em uma determinada estrutura. Por esse motivo, o Instituto de Engenharia promoveu no dia 5 de julho a palestra Conceitos e Normalização dos Sistemas de Emendas Mecânicas para barras de aço aplicadas no Brasil e no Mundo, ministrada pelo engenheiro Victor Gustavo Chiari, gerente de desenvolvimento de novos negócios e projetos da nVent Lenton para a América Latina.
“Neste momento em que são debatidas as questões de ligações, a discussão dos tipos de emendas mecânicas disponíveis no mercado nacional e sua conceituação torna-se muito importante”, ressalta Chiari. “Isso porque, apesar de ser algo aplicado no Brasil há mais de 40 anos, ainda é um assunto pouco discutido na engenharia, o que significa que ainda existe muito para ser estudado no Brasil, não apenas em relação ao meio acadêmico, mas também em relação à normalização nacional”, acrescenta. 
Segundo Chiari, os principais objetivos da palestra foram apresentar, conceituar e elucidar eventuais dúvidas acerca das emendas mecânicas. Entre os principais temas abordados estiveram: conceitos e tipos de sistemas de emenda mecânica de barras de aço; normalizações nacionais e internacionais vigentes; métodos de ensaio em laboratório e parâmetros de desempenho; exemplos de aplicação e a apresentação sucinta da dissertação de mestrado recentemente defendida pelo palestrante.
“Estes eventos têm como propósito trazer mais conhecimento a assuntos por vezes pouco explorados na academia e no setor da construção civil em geral e, com isso, o apoio da Abcic para a divulgação aos interessados em obter tal conhecimento é de extremo valor”, disse Chiari. O evento contou com a participação de 120 pessoas, considerando as presenciais e aquelas que participaram de forma online.