Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 23 - setembro de 2021

GIRO RÁPIDO

Livro sobre projeto estrutural por bielas e tirantes será lançado em setembro

No final de setembro, chega ao mercado o livro Projeto estrutural por bielas e tirantes, de autoria do engenheiro Daniel dos Santos Miranda, uma das principais referências no Brasil na aplicação do Modelo Bielas e Tirantes (MBT). 

Daniel Miranda dos Santos, engenheiro projetista de estruturas na EGT Engenharia  e autor do livro

A obra visa ressaltar que os modelos de bielas e tirantes são extremamente importantes para a obtenção de soluções seguras, permitindo a análise conjunta de dimensionamento e detalhamento. Eles podem ser utilizados na maioria das situações de projeto e em qualquer estrutura de concreto. “Nosso objetivo principal é levar informação de qualidade para os engenheiros de estruturas de concreto”, destaca o autor.
Com 128 páginas, o livro é amplamente ilustrado e conta com oito capítulos, sendo os quatro primeiros voltados à introdução, fundamentação e diretrizes, enquanto os quatro últimos tratam de aplicação em elementos ou regiões específicas. 
O conteúdo é formado por uma introdução sobre a teoria da plasticidade, que é a base dos modelos de bielas e tirantes e de campos de tensões, pelo detalhamento da aplicação das bielas e tirantes, através de exemplos que envolvem a construção desses modelos, seus critérios de resistência e o trabalho conjunto entre aço e concreto; e finalmente pela aplicação de modelos de bielas e tirantes (e campos de tensões) em vigas-paredes, consolos, dentes-Gerber e nó de pórtico. Há também explicações passo a passo para os cálculos e exemplos aplicados.
Segundo Miranda, os modelos de bielas e tirantes são frequentemente associados ao dimensionamento de elementos ou regiões especiais, embora sejam aplicados também em regiões usuais, já que os métodos ditos seccionais, em geral, usam tais modelos. “As estruturas pré-moldadas têm uma quantidade de regiões especiais muito superior às estruturas moldadas no local, aumentando a importância deste livro para o engenheiro de estruturas pré-moldadas”, avalia.
O Projeto estrutural por bielas e tirantes é direcionado para estudantes de engenharia civil e engenheiros civis que tenham interesse em estruturas de concreto. A publicação surgiu naturalmente, uma vez que Miranda ministra cursos sobre o tema desde 2013 pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece). “Um livro tem alcance amplo e sempre defendi a disseminação do conhecimento. Essa é a minha forma de contribuir com minha área”, finaliza. 
Engenheiro Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2002, Miranda é mestre em engenharia de estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Sócio da EGT Engenharia, onde atua em projeto estrutural de grandes obras, especialmente pontes, é professor do curso de especialização da EPUSP e ministra cursos sobre bielas e tirantes e elementos de fundações pela ABECE. Ele é membro das comissões de revisão das normas ABNT NBR 6118, ABNT NBR 7187 e ABNT NBR 16694.
Site: https://www.lojaofitexto.com.br/