Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 18 - dezembro de 2019

GIRO RÁPIDO

Manual de Montagem da Abcic é apresentado no Congresso do Ibracon

Foto: Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, com Julio Timerman, presidente do Ibracon, e executivos da T&A

Foto: Palestra de Aquiles Ponte, da T&A, no Espaço Conhecimento

A Abcic promoveu o relançamento do Manual de Montagem de Estruturas Pré-Moldadas de Concreto, durante o 61º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), em Fortaleza, reunindo mais de 1500 pessoas. 
O Manual conta com sete capítulos, que englobam desde o planejamento da montagem, as situações transitórias: transporte, armazenamento e movimentação dos elementos pré-moldados, as interfaces com o projeto e as ligações, os aspectos de segurança do trabalho e modelos de inspeção. 
Com a coordenação técnica de Íria Doniak, presidente executiva da Abcic, o Manual contou com a participação de três engenheiros especialistas no tema, autores dos capítulos: Francisco Celso, Luiz Livi e Mairon Goulart, além do apoio de entidades que atuaram na validação do material: Abece, NETPre/UFScar, Sobratema e Trabalho e Vida e o apoio institucional de entidades parceiras do setor: Abcp, Abramat, Abrainc, Cbic, Ibracon, Instituto de Engenharia, Seconci/SP, Senai, Sinaprocim, Sinduscon/SP.
"Realizar o relançamento do Manual no Congresso do Ibracon é de extrema importância, uma vez que este evento reúne renomados engenheiros, especialistas e profissionais da cadeia do concreto e do setor da construção, além da academia e representantes de entidades e do governo", afirma Íria, que acrescenta que a publicação é um instrumento de conhecimento técnico relevante para o trabalho com as estruturas pré-moldadas de concreto, trazendo informação e procedimentos sobre como realizar sua montagem, de maneira segura, precisa e com qualidade.
Além da atividade promovida pela Abcic, a construção industrializada de concreto também teve destaque no Espaço Conhecimento. No local, os participantes do Congresso Brasileiro do Concreto puderam acompanhar uma palestra sobre pré-moldados de concreto, ministrada por Aquiles Gadelha Ponte, diretor da T&A Pré-Fabricados.
Durante o 61º Congresso, houve uma nova eleição para o Conselho do Ibracon. A Abcic foi reeleita na qualidade de associado mantenedor, enquanto Íria, como associado profissional individual.
Maior evento nacional de caráter técnico-científico sobre o concreto, seus sistemas construtivos e reabilitativos, o Congresso do Ibracon trouxe como bandeira das discussões justamente o tema da Durabilidade das Estruturas de Concreto. O Seminário de Inovações Tecnológicas apresentou os desafios técnicos na aplicação no contexto nacional do concreto reforçado com fibras, do concreto de ultra-alto desempenho, do concreto de alto módulo de elasticidade, do concreto autolimpante, do concreto hidrorrepelente, do concreto autocicatrizante, do concreto luminescente, do concreto de fluidez controlada, entre outros.
O 61º Congresso Brasileiro do Concreto discutiu também outros temas importantes para o setor. O Seminário Brasileiro de Edifícios Altos, por exemplo, abordou a concepção e a análise estrutural de edifícios altos, a avaliação técnica de projetos, a concepção e a análise de fundações, as propriedades do concreto estrutural, o efeito do vento e do sismo nos edifícios altos, entre outros temas.