Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 17 - julho de 2019

ABCIC EM AÇÃO

Montagem e ligações de estruturas serão temas de evento da Abcic no Concrete Show

Participantes do evento de conteúdo da Abcic receberão um exemplar do Manual de Montagem, que será lançado no dia 15 de agosto

Entre os dias 14 e 16 de agosto, acontece no São Paulo Expo uma nova edição do Concrete Show. Reconhecido ponto de encontro da construção civil, o evento irá reunir mais de 350 marcas expositoras, de mais de 50 segmentos – desde fabricantes de equipamentos para terraplenagem, canteiros de obras e projetos estruturais, a desenvolvedores de tecnologias de ponta para toda a cadeia produtiva do concreto - e mais de 18.500 profissionais do setor, de 14 países diferentes.
Um dos destaques desta 12ª edição do Concrete Show será a participação do segmento do pré-fabricado de concreto. A Abcic promoverá o Seminário Montagem das Estruturas Pré-moldadas de Concreto, no dia 15 de agosto, no período da manhã. Na ocasião, a entidade fará o lançamento do Manual de Montagem (vide matéria sobre o lançamento na página 21), cujo exemplar será entregue a cada um dos participantes do seminário. 
Segundo Íria Doniak, presidente executiva da Abcic e coordenadora do evento, o seminário tem o objetivo de proporcionar um conteúdo qualificado sobre montagem e ligações de estruturas pré-fabricadas de concreto. “Com o lançamento do manual, toda a cadeia produtiva da construção industrializada de concreto terá um conhecimento abrangente e técnico sobre montagem, uma vez que buscamos abordar todos os temas relacionados a esse processo”, explica. 
Para Márcia Gonçalves, gerente sênior do portfólio de infraestrutura da Informa Markets, organizadora do Concrete Show, a participação da Abcic, com seus seminários diferenciados sobre a indústria de pré-fabricados nacional, é essencial. “A cada ano, a associação surpreende com conteúdos de qualidade, trazendo para os profissionais do setor as últimas novidades e tendências deste mercado, contribuindo assim com o enriquecimento da grade de palestras exclusivas do evento”, enfatiza. 
A programação do evento será aberta por Íria, seguida pela palestra do engenheiro e consultor Francisco Celso, que fará a apresentação do Manual de Montagem da Abcic. Na sequência, Victor Chiari, gerente de Desenvolvimento de Negócios na América do Sul na nVent, aborda o tema Ligação de elementos pré-fabricados com luvas grauteadas.
 Na segunda etapa do Seminário, Flávio de Camargo Martins, gerente Técnico de Produto da MC-Bauchemie, profere palestra sobre Sistemas de tratamento de superfície em peças de pré-fabricado. A apresentação seguinte será ministrada pelo professor Mounir Khalil El Debs sobre Almofadas de argamassa modificada em ligações de estruturas de concreto pré-moldado. Ao final, haverá um debate com a participação de todos os palestrantes e mediação da engenheira Íria, presidente executiva da Abcic.
A Abcic participa e apoia o Concrete Show desde sua primeira edição e, segundo Márcia, esse apoio é fundamental, pois traz para a feira a indústria de pré-fabricados brasileira, criando e fortalecendo um diálogo de consenso e de colaboração entre os players deste mercado. “Para nós, o suporte institucional que oferecem é crucial para a sinergia com este setor, que é um dos pilares estruturais da construção civil nacional", finaliza.