Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 15 - dezembro de 2018

DE OLHO NO SETOR

Normas e atualizações trazem novos parâmetros ao setor de pré-moldados de concreto

Setor industrializado em concreto atravessa período efervescente em termos de atualização e formulação de novas normas técnicas

A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) em parceria com o Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) formam o CT 304 - Comitê Técnico IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados de Concreto, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento das soluções industrializadas no país, promovendo a integração dos setores de projeto, produção, controle da qualidade e montagem de estruturas pré-fabricadas de concreto. O comitê conta com a coordenação da Presidente Executiva da Abcic, Íria Doniak, e tem como secretário o engenheiro Rodrigo Nurnberg. Por meio de reuniões presenciais e virtuais, workshops e palestras, as atividades do CT 304 desenvolvem trabalhos técnicos que auxiliam a normalização brasileira sobre temas de interesse do comitê.       

Reunião do CT 304 - Comitê Técnico IBRACON/ABCIC de Pré-Fabricados de Concreto no Congresso do Ibracon

"O setor da pré-fabricação em concreto no Brasil tem sido protagonista em ações que visam à elaboração e à manutenção de normas brasileiras, contando atualmente com um acervo normativo estruturado no conhecimento científico e tecnológico, compatível com seu crescimento e com as mais avançadas tendências internacionais", afirma Inês Battagin, superintendente do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-18) e uma das integrantes do CT 304.  
Além dos textos normativos, o trabalho do CT-304 estende seu foco sobre as atividades práticas relacionadas ao sistema industrializado em concreto, sendo a definição da prática recomendada da ABNT NBR 9062 – Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado a primeira ação concluída pelo comitê formado por Abcic e Ibracon. "Essa iniciativa, sem dúvida, poderá trazer maior compreensão do conteúdo da NBR 9062, pois ela cresce a cada revisão, tanto em tamanho quanto em extensão e complexidade", avalia Inês. A superintendente da ABNT/CB-18 também destaca o esforço coletivo desempenhado por diferentes associações e profissionais. "O poder aglutinador de um trabalho como esse não poderia prescindir da participação da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), considerando a importante contribuição para as questões relacionadas ao projeto estrutural, de forma que a prática recomendada da NBR 9062 será um produto do trabalho de três grandes entidades envolvidas: Abcic, Ibracon e Abece, muito embora se trate de um Comitê Técnico Ibracon/Abcic”. 
Carlos Melo, coordenador de revisão da NBR 9062 e integrante do CT-304, afirma que as normas da ABNT têm regras muito rígidas quanto ao formato e conteúdo. “Assim, durante a elaboração de uma norma, há muitas solicitações de explicações, comentários e exemplos que não podem fazer parte do texto normativo final. Então, a ideia da publicação da prática recomendada é reunir todos os assuntos tratados nas reuniões de norma que acabaram não constando no texto publicado, enriquecendo assim o trabalho já realizado", explica.      
Paulo Helene, Diretor Técnico do Ibracon, enfatiza que o trabalho do CT-304, ao buscar a padronização de processos, contribui para o avanço da tecnologia dentro do setor e o aumento da confiança por parte dos investidores. "O desenvolvimento de uma tecnologia depende em grande medida da rápida troca e interação de conhecimento entre os intervenientes de determinado sistema construtivo. Os Comitês Técnicos (CT) são produtos de parcerias entre entidades especialistas - como é o caso da Abcic, atuante no setor de pré-moldados de concreto -, o que garante a excelência de um CT, pois a interação é rápida e profícua. Cabe ressaltar que o CT-304 é de atividade permanente, ou seja, tem por missão gerar textos para ABNT, produzir material didático com exemplos de casos, além de promover seminários, cursos e eventos".  
A Abcic também participa de outro Comitê Técnico Ibracon, o CT-305 – Segurança das Estruturas de Concreto contra Incêndio, sendo representada pelo engenheiro pós-graduado na área de estruturas e geotecnia, Cassiano Zago. "Como representante da Abcic e projetista de pré-moldados, irei coordenar o subcomitê 5 intitulado 'Estruturas Pré-Moldadas em Situação de Incêndio'. Portanto, meu papel é apresentar as necessidades desse setor, discuti-las com os profissionais e estudiosos integrantes do comitê e, por fim, organizar as informações absorvidas em forma de textos técnicos que irão, futuramente, servir de base para as revisões normativas sobre o tema", explica.    
A preocupação com o comportamento de estruturas de concreto em situações de incêndio permeia diferentes comitês técnicos, formulações e revisões de textos normativos. Zago destaca também que a revisão da norma ABNT NBR 9062:2017 apresentou recomendações sobre o aspecto do incêndio na estrutura pré-fabricada, contexto não tratado na revisão anterior, mostrando a evolução desse tema. “Desse modo, é de interesse profissional e acadêmico que o assunto sobre desempenho em situação de incêndio seja abordado com a ênfase que merece", avalia.  
Quem coordenada o CT-305 é o professor e pesquisador Bernardo Tutikian, que explica que o CT 305 tem o objetivo de promover a segurança das estruturas de concreto no país, de modo a evitar desastres como o ocorrido com o edifício Wilton Paes de Almeida, em maio deste ano, na cidade de São Paulo. “Para isso, serão desenvolvidos trabalhos técnicos visando auxiliar a normalização brasileira sobre o tema, fortalecendo a representação nacional em trabalhos internacionais sobre normas e a elaboração de práticas recomendadas, de forma a promover uma constante atualização técnica sobre o assunto", comenta.

Nós usamos cookies para compreender o que o visitante do site Industrializar em Concreto precisa e melhorar sua experiência como usuário. Ao clicar em “Aceitar” você estará de acordo com o uso desses cookies. Saiba mais!