Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 2 - agosto de 2014

INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAUTA

Nova área do terminal do Aeroporto de Madrid-Barajas

Eng. Hugo Corres Peiretti, Presidente da Fhecor Ingenieros Consultores / Fhecor do Brasil

 

Figura 1. Foto da situação da nova área do terminal
Ficha Técnica
Arquitetura: Richard Rogers Partnership e Estúdio Lamela
Projeto estrutural: FHECOR, INITEC + TPS, OTEP, HCA, AHA, ARUP
Construtoras: 
- Terminal: UTE: FCC, Necso, Ferrovial, ACS & Sacyr.
- Satélite: UTE: Dragados, OHL
- Estacionamento: Dragados
Fotos: Estúdio Lamela, Terminal UTE, Fhecor
O novo terminal T-4 do Aeroporto de Madrid-Barajas, com 1.200.000 m² de área construída, é considerado uma das maiores obras construídas recentemente na Europa. 
A nova área do terminal localiza-se a 4 Km ao norte do grupo de terminais antigos (T1, T2 e T3) e é formada por três grupos de prédios diferenciados: 
•    Prédio para estacionamento de veículos e plataforma de acesso, incluindo vias de acesso, estação de trem e metrô. O estacionamento possui 309.000 m² e tem capacidade para 9.000 vagas.
•    O prédio Terminal é formado por dois blocos diferenciados que comportam os processos de faturamento, controle de segurança, recebimento de bagagem, bem como uma doca anexa com 38 portas para embarque com acesso direto às aeronaves. Totaliza aproximadamente 500.000 m² construídos (distribuídos em 6 andares) e a extensão da doca de embarque é de 1,2 km.
•    O prédio Satélite, localizado entre as pistas de voo, a uns 2 km do prédio Terminal, dispõe de 28 portões de embarque com acesso direto às aeronaves, das quais, duas têm capacidade de abrigar o novo Airbus A380. Dispõe de 300.000 m² construídos e se cogita a possibilidade de construir um segundo satélite, no lado leste do atual Satélite. 

Figura 2. Vista aérea da nova área do terminal
Estacionamento
É composto por 6 módulos independentes funcionalmente, mas unificados visualmente através dos revestimentos exteriores e do telhado (tipo vegetal), com uma extensão total de 675 x 80 m².
Cada módulo é formado por 5 andares de 112 x 80 m², com rampas situadas no lado contrário do terminal, em um espaço retangular de 35 x 66 m².
Do estacionamento, é possível ir diretamente ao prédio do Terminal através de passarelas de conexão para pedestres. Ambos os prédios, Estacionamento e Terminal, estão separados pelas plataformas. Esta é a área de confluência de ônibus, taxis, metrô, trens e veículos particulares, para fins de intercâmbio de transporte. Em especial, as plataformas são compostas de uma série de vias e plataformas de diferentes níveis, sendo que todos ficam embaixo do prolongamento do telhado ondulado do Terminal.

Figura 3. Prédio de estacionamento. Acesso para veículos desde as vias exteriores.
O prédio Terminal
O prédio Terminal é composto por três módulos lineares (Faturamento, Processador, Doca), exercendo diferentes funções, de acordo com o fluxo de passageiros (chegada ou partida). Estes módulos estão separados entre si pelos canhões. Esta seção é composta por 6 andares, sendo que 3 andares são para uso público, para o funcionamento normal do aeroporto e área comercial (andar +2, +1 e 0), 2 andares para instalações e 1 para uso interno do aeroporto (andares -1 e -2i) e o andar -2, onde se encontra a estação de trem (APM), que liga ao prédio Satélite.
No primeiro módulo (faturador), de 350 m x 57 m, é onde se realiza o faturamento de bagagens. Nesta área, os balcões e sistemas de manuseio de bagagem foram agrupados em baias, liberando grandes espaços nos corredores para permitir o fluxo de circulação em sentido transversal ao módulo. Realizados os procedimentos de cobrança, passamos para o próximo módulo (processador). Neste segundo módulo de 350 m x 57 m, estão os controles de segurança, juntamente com uma grande área comercial. Esta foi definida por meio de volumes selados, com uma altura aproximada de 4,20 m, sem atingir o teto, evitando-se assim a sensação de confinamento.
Por fim, a doca de 1.142 m x 39 m, na qual está a sala de espera antes do embarque, a área de comercial e de acesso ao embarque das aeronaves (andar +1) por meio de pré-passarelas perpendiculares à fachada.

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