Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 23 - setembro de 2021

ESPAÇO EMPRESARIAL

Pandemia e fortalecimento da indústria da construção

Atualmente é inevitável falar sobre produção e construção sem tocar no assunto pandemia. Foi algo que impactou a empresa, mas também acelerou algumas melhorias; concentramos esforços para melhorar nossa estrutura, os processos, avançar na informatização e automação dos processos na produção. A reflexão trazida por este momento desafiador para toda a indústria nos moveu a catalisar a evolução do negócio. 
Após o susto inicial e a tomada de todas as ações necessárias ao bom funcionamento, com foco em ampliar as medidas de segurança e sanitárias, notamos uma mudança de comportamento dos consumidores de forma geral. Os grandes investidores começaram a enxergar o pré-fabricado como uma solução mais viável para construção, recebendo uma estrutura pronta, aliada à velocidade de conclusão da obra, com qualidade e durabilidade da estrutura.  
O pré-fabricado de concreto vem ganhando espaço, principalmente nas construções residenciais, grande parte pela influência de bons arquitetos que enxergam o produto com um potencial estético muito forte, com uma grande adaptabilidade com outros métodos, gerando projetos com um apelo visual diferenciado, desmistificando a visão antiga de “caixote” e gerando trabalhos fantásticos desenvolvidos com a solução. 
Outro segmento no qual notamos um aumento da procura foi o de logística. A condição atual fez com que a sociedade migrasse para outros meios de consumo e, com o aumento das vendas online, houve uma necessidade de centros de distribuição por todo o país, e comprovadamente as estruturas e fachadas pré-fabricadas pelos motivos já expostos se encaixam perfeitamente nestes empreendimentos. 
Notamos ainda a ampliação da participação do pré-fabricado em obras industriais de alta complexidade, projetos que antigamente eram produzidos por outros sistemas construtivos. Essa procura ocorre devido a uma outra característica peculiar do pré-fabricado que é o planejamento, trazendo resultados expressivos nestas tipologias.   
É importante lembrar que boa parte da difusão do pré-fabricado deve-se às ações da ABCIC, destacando as publicações à exemplo da revista “Industrializar em Concreto” e da presença constante nas redes sociais. Apresentando exemplos de práticas aplicadas no exterior e no Brasil, atuando com o meio acadêmico na pesquisa aplicada ao meio corporativo, aperfeiçoando a normalização e modificando o conceito de limitações impostas: como de altura, prédios de múltiplos pavimentos e limitações arquitetônicas. As publicações da associação contribuíram muito para o amadurecimento do mercado e aderência do produto, ampliando a visibilidade para os arquitetos e para o mercado como um todo.
Por conta deste trabalho, também é possível enxergar o crescimento de obras grandes, com múltiplos pavimentos no Brasil. Realidade que víamos com bem menos intensidade em anos anteriores.
Tais avanços trazem uma evolução tecnológica muito grande para indústria, aumentando o desafio, onde processos e produção devem estar muito bem alinhados a fim de estabelecer a excelência de um projeto.
Traçando uma linha cronológica em meio a pandemia, os  esforços da ABCIC aliado ao trabalho das empresas no setor da construção, permite vislumbrar um futuro de crescimento na indústria nacional, com empresas mais fortes e soluções inovadoras, ampliando a capacidade da indústria para o atendimento de novas demandas.

Iris Hortencio Fabri,
Diretora administrativa e comercial da Sendi Engenharia e Construções e da Sendi Pré-Fabricados