Associação Brasileira da Construção

Industrializada de Concreto

Industrializar em Concreto 8 - agosto de 2016

ARTIGO TÉCNICO

Pontes de concreto pré-fabricadas vs. a construção no canteiro de obras na perspectiva de vida útil

SUMÁRIO: Uma ampla variedade de fatores influencia a escolha entre elementos e sistemas de pontes de concreto construídas no canteiro de obras e pré-fabricadas. Requisitos funcionais, planejamento contratual, custos e transtornos no tráfego são apenas quatro desses fatores. A sociedade exige que a construção, operação, manutenção e substituição ocorram de uma forma econômica ideal e sustentável. Para que o Gerente Encarregado da Infraestrutura possa tomar boas decisões, são necessárias ferramentas durante a vida útil. São as ferramentas do protótipo desenvolvido para o projeto MAINLINE, que serviram de suporte para a tomada de decisões para os principais componentes existentes da estrutura da ferrovia, como, por exemplo, as pontes metálicas. O projeto de novas pontes também precisa levar em consideração os custos e os impactos ambientais de custos do ciclo de vida. O projeto ETSI forneceu tais ferramentas. O presente ensaio exemplifica os custos do ciclo de vida e os impactos ambientais para uma ponte rodoviária padrão. Custos de construção, operação, manutenção e custos para o usuário serão elaborados para uma ponte de concreto pré-fabricada bem como para a construção de uma ponte no próprio canteiro de obras. Além disso, serão abordados os impactos ambientais, bem como os custos associados a acidentes. 
P. Linneberg & J. S. Jensen 
COWL A/S, Kongens Lyngby, Dinamarca

1 INTRODUÇÃO
Diversos fatores influenciam a opção entre elementos e sistemas de pontes de concreto pré-fabricadas e construídas no próprio local da obra. Os pontos positivos e negativos dos dois métodos serão realçados com base na experiência européia, conforme relatório em e.g. Larsson et al. 2012 e Bakker 2014, bem como  na experiência dos Estados Unidos da iniciativa Every Day Counts, lançada pela FHWA.
É uma demanda da sociedade que a construção, operação, manutenção e substituição ocorram de uma maneira econômica ideal e sustentável. Isso exige a consideração durante a vida útil.
Todos nós sabemos que as decisões tomadas nas fases iniciais de um projeto têm o maior impacto nos Custos do Ciclo da Vida Útil e na sustentabilidade. Veja a Figura 1. O planejamento para o futuro é importante.
Para que o Gerente Encarregado da Infraestrutura possa tomar boas decisões, são necessárias ferramentas para uma vida útil. Essas ferramentas devem ser capazes de lidar com as consequências econômicas e ambientais associadas com as decisões tomadas durante toda a vida útil da ponte.
O projeto MAINLINE ilustrou a interação entre a avaliação da capacidade de carga, os modelos de desempenho, inspeção e monitoramento, manutenção, reforço e substituição em uma estrutura econômica e ambiental.
Além disso, o projeto MAINLINE desenvolveu protótipos de ferramentas que deram suporte às tomadas de decisões para os componentes principais da infraestrutura da ferrovia, tais como as pontes metálicas.


Figura 1. Impacto no desempenho e nos custos durante diferentes estágios do projeto


Assim como acontece nas pontes existentes, o projeto de novas pontes precisa levar em consideração os custos de toda a vida útil e os impactos ambientais. O projeto ETSI entre as Nordic Road Administrations providenciou ferramentas e orientações para a avaliação dos custos, do impacto ambiental e da estética para novas pontes.
O presente ensaio exemplifica os Custos de Toda a Vida Útil e os impactos ambientais para uma passagem elevada padrão sobre uma rodovia. Os custos de construção, operação, manutenção e os custos para o usuário serão elaborados para uma ponte pré-fabricada, bem como para uma ponte construída no próprio canteiro de obras. Além disso, serão abordados os impactos ao meio ambiente, bem como os custos associados com acidentes.

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